Esta é a maior fotografia de placa de colódio úmido do mundo
O fotógrafo Ian Ruhter ficou conhecido por seu projeto “Silver & Light”, em que viajou pelos Estados Unidos capturando belas imagens de pessoas e paisagens em grandes placas de colódio úmido, que eram expostas e reveladas dentro de um furgão. Em seu mais recente empreendimento, Ruhter transformou uma placa de vidro que mede 1,68 x 2,29 metros e pesa 90kg na maior fotografia de colódio úmido do mundo.
O fotógrafo e sua equipe visitaram uma cidade chamada Bombay Beach, localizada à beira do Mar Salton, no Vale Imperial da Califórnia, Estados Unidos. Lá, eles encontraram uma casa abandonada e começaram a trabalhar para transformá-la em uma câmera gigante para uma foto gigante de colódio úmido. Ele colocou uma lente gigante sobre um buraco em uma placa de madeira na frente da casa, e o mundo exterior foi projetado dentro da sala escura.
Ruhter retratou Ted, um morador de 100 anos que recentemente se tornou desabrigado. A imagem foi projetada, dando nova vida à estrutura abandonada e, tornando-a novamente em uma casa. “Durante esse breve momento em que a fotografia de Ted foi capturada, ele estava presente em ambos os lugares”, diz Ruhter. “Na realidade, ele era sem-teto no mundo exterior. Porém, a imagem projetada permitiu simultaneamente que ele estivesse sentado na sala de estar, onde ele estava novamente em casa ”.
Todo o projeto foi registrado em um documentário de 30 minutos intitulado “Obscura”. Assista abaixo:
Para conhecer mais sobre o trabalho de Ruhter, acesse seu site ou Instagram.