Criada pelo fotógrafo Daniele Sandri, a LIMES 120 é um câmera caseira fabricada a partir da parte traseira de uma antiga câmera de médio formato Hasselblad. Ela grava rolos de filme 120 usando uma lente Industar 110mm f/4.5 em uma lata de chá, ou uma pinhole.
A construção da câmera é bastante simples, com uma caixa, que parece ter sido feita com várias camadas de chapas de MDF, montada na traseira da Hasselblad e depois estendida com uma lata de chá. Na frente, a lente Industar 110mm f/4.5. No topo, um fotômetro da Zeiss.
A única diferença real entre esta câmera e a câmera refinada e fabricada em massa é que ela tem um nível de cintura ou outro tipo de visor que permite ver sua composição antes de fotografar. Com esta câmera, não há tal luxo. É literalmente apontar e disparar.
Uma pinhole resolve os possíveis problemas de foco associados a não conseguir ver através da lente, embora eles possam estar longe de serem fáceis de usar. Você normalmente precisa de exposições muito mais longas, portanto, um tripé ou outra forma de estabilização é imprescindível.
Para saber mais sobre a câmera LIMES 120, acesse o site de Daniele ou o site Branco Ottico.