Início » Equipamentos usados que você nunca deve comprar
Dicas de Fotografia

Equipamentos usados que você nunca deve comprar

Nos tempos difíceis que os fotógrafos estão passando por causa da diminuição de eventos e restrições da pandemia, comprar um equipamento usado se torna uma alternativa mais barata para trocar de equipamento. E, com certeza, alguns itens valem a pena comprar usados, mas outros não. O fotógrafo Illya Ovchar fez um importante artigo em que revela os equipamentos que nunca devem ser comprados usados:

Usado é mais barato, mas nem sempre significa dinheiro economizado

As câmeras e lentes são projetadas para resistir a anos de uso profissional. Tenho uma lente L lançada em 2001. Está absolutamente danificada e arranhada, mas, apesar disso, não tenho medo de filmar na chuva ou de ser exposto aos elementos do set. Principalmente porque estou confiante na confiabilidade do equipamento profissional. Sei que, mesmo quando for comprado usado, ficará como novo. Não hesito em recomendar equipamentos usados ​​a quem me perguntar. Mas isso não se aplica a todos os equipamentos.

Lugares onde comprar um equipamento novo economiza dinheiro

Comprar um equipamento novo é um pouco difícil para mim, e pode ser também para você, principalmente se você adora caçar pechinchas online. Mas garanto a você, há coisas que você nunca deve comprar usadas em vez de novas. Se o fizer, você arrisca a confiabilidade nas gravações e a longevidade do produto, e provavelmente acabará gastando mais. Daí o ditado: compre barato e compre duas vezes. Aqui estão algumas partes do seu kit a que se aplica:

Bolsas

As bolsas para câmeras, especialmente as maletas de viagem duras, se desgastam porque são as que são jogadas em caminhões, aeroportos e todas experimentam outras maravilhas no local, como sujeira e lama. Com o tempo, os sacos podem rasgar. Quando se trata de bolsas para câmeras, uma usada pode estar um pouco suja e, na maioria dos casos, rasgada.

Eu não substituo minhas bolsas de câmera regularmente, mas todas elas já estão em mau estado, então uma substituição está chegando. Você quer manter todo o seu equipamento em um local seguro, e uma bolsa de câmera usada que está rasgada não é esse local. Alguns anos atrás, comprei uma nova mochila para câmera , e ela tem durado desde então. Tem estado nas neves geladas, nas tempestades de chuva e sob o sol escaldante. Se eu tivesse comprado usado, poderia não ter durado tanto.

Baterias

A maioria das marcas de câmeras fazem ótimas baterias que duram muito, especialmente se você estiver em uma DSLR. Fotografar com uma alça de bateria geralmente significa não trocar as baterias durante a filmagem. Com o tempo, as baterias perdem sua capacidade máxima. Minha primeira DSLR usada, uma Canon 1D Mark II, veio com quatro baterias, das quais apenas uma era consistente. Tive que comprar mais algumas e, como a câmera foi lançada em 2004, era difícil encontrá-las novas.

Costumo substituir as baterias a cada dois anos para o meu equipamento. Assim, sei que estou obtendo resultados consistentes. Comprar novas baterias significa consistência na capacidade de carga. A compra de baterias usadas pode muitas vezes levar a resultados inconsistentes ou até mesmo ser enganado, pois baterias falsificadas são bastante comuns no mercado de usados e às vezes até no novo mercado .

Discos rígidos

Quando se trata de armazenar suas imagens, ter um disco rígido confiável é fundamental. Um sistema comumente usado por fotógrafos, inclusive eu, é uma série de drives de arquivo com trabalhos antigos e alguns drives atuais (ativos).

Mas comprar discos rígidos usados ​​pode ser arriscado, pois os discos se desgastam com o tempo e precisam ser substituídos. Quando se trata de drives atuais, como criadores, lemos e gravamos grandes quantidades de dados todos os dias neles. Pessoalmente, posso mover algo em torno de 100 GB de dados em qualquer gravação em particular. As unidades com trabalho atual (ou unidades ativas) são as que viajam para todas as filmagens também.

Comprá-lo novo não é muito caro em comparação com o usado, e saber que foram feitos para durar me dá a tranquilidade de saber que durarão. Comprar um disco rígido usado, especialmente para o trabalho atual, pode fazer com que o disco rígido falhe de forma mais rápida e imprevisível. Eu tive uma falha de unidade usada após uma pequena queda de 30cm. Funcionou bem por uma semana e depois falhou durante a edição.

Cartões de memória

Semelhante aos discos rígidos, você vai querer ter certeza de que seu armazenamento digital é o mais seguro possível. No início, recebi um cartão CF usado e cometi um grande erro ao fazê-lo. O cartão usado não durou muito e acabou me custando algumas imagens perdidas. Embora agora eu raramente filme em cartões de memória, ainda mantenho um estoque deles pronto para uso caso um computador falhe. Por causa disso, não troco os cartões com tanta frequência. Como existem muitos cartões de memória falsificados, sugiro comprar em lojas de renome, como a Amazon Brasil. Se você não tiver certeza, pode sempre verificar a autenticidade do seu cartão com o fabricante.

Cabos

Os cabos de dados em geral são muito usados, o que significa que, em um ponto, eles inevitavelmente falharão. Uma falha no cabo de ligação pode arruinar uma filmagem, especialmente se você não tiver opções alternativas de armazenamento.

Costumo fotografar no local, o que significa que o cabo está ativamente na lama, entre outras coisas. As pessoas passam por cima de cabos em galhos grandes, e os cabos se enrolam, o que pode afetar os fios finos internos. Para mim, um cabo novo não é muito mais caro do que um usado, e a tranquilidade que vem com um cabo novo supera os benefícios monetários.

tether-cabo-tethertools

Acessórios de iluminação

Você pode se perguntar se um softbox usado ou uma sombrinha vale o investimento. A resposta é não. Com o tempo, o tecido difusor branco fica sujo e, se foi muito usado, fica ligeiramente amarelado. Uma camada de difusão que está causando uma mudança de cor em uma das fontes de luz pode significar uma imagem imprevisível. Isso afeta a consistência, levando a horas de trabalho no photoshop tentando consertá-lo.

Em conclusão

Resumindo, comprar equipamentos usados ​​economiza muito dinheiro, mas para que funcione de maneira uniforme e consistente, você precisa comprar os pequenos pedaços e bobs novos. O preço de uma nova bolsa para câmera supera os US $ 50 que você pode economizar ao usá-la. Na verdade, eu diria que quaisquer dois itens usados ​​desta lista custarão mais do que um novo e provavelmente durarão menos do que um novo.