Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

Vazam fotos da nova câmera mirrorless Canon M5

Depois de meses de rumores, finalmente surgem informações mais palpáveis sobre a nova mirrorless da Canon, a M5. A câmera, para começar, não se parece quase nada em design com sua antecessora, a M3. E sim, a Canon pulou o número 4. Como comentou o leitor Ricardo Galvão, “japoneses tem superstição como 4 como os ocidentais tem com o 13”.

iphoto-canon-m5-2

Como vemos nas fotos, a M5 é mais robusta e vem com uma qualidade que a M3 não tinha: o visor (viewfinder).  Ela terá tamanho de 11,5 x 8,9 x 6,0 cm e peso 427g (a M3 mede 11,1 x 6,8 x 4,4 cm e pesa 366g), com um design mais clássico, que lembra as mirrorless da Olympus e Fujifilm. O sensor APS-C CMOS tem 24,2 megapixels e traz a tecnologia dual pixel CMOS AF. O processador será Digic 7. É possível que ela traga o Touch AF, seleção de pontos de foco automático ao tocar no LCD, com possibilidade de fazer isso olhando através do visor. A câmera será lançada na Photokina, que começa dia 20 de setembro na Alemanha, porém seu anuncio oficial deve vir antes, dia 15/09.

iphoto-canon-m5-5

Segundo as informações divulgadas pelo Canon Rumors, a M5 terá “mais pontos AF do que qualquer outra câmera”, mas ainda não se sabe o número exato. O ISO vai de 100 até 25.600 e a gravação de vídeo 60fps FullHD, com 5 eixos de estabilização de imagem eletrônico e entrada para microfone. O disparo contínuo será de 7fps e visualização ao vivo de 9fps. Na conectividade, a câmera deve trazer NFC dinâmico e Bluetooth integrado, mas não há informações sobre Wi-fi. Ela usará cartões SD, SDHC e SDXC.

iphoto-canon-m5-6

Ainda não há informações sobre o preço da Canon M5. Hoje a Canon M3 pode ser encontrada por cerca de R$ 3500. Este lançamento é uma nova aposta da Canon no mercado das mirrorless, dessa vez com mais propriedade. Porém essas configurações só chegam perto da mirrorless APS-C Sony A6000, lançada em 2014, que já contava com Wi-fi e 11fps.

iphoto-canon-m5-3

Um problema encontrado na A6000 que será vantagem na Canon M5 é a entrada para microfone, algo bastante reclamado pelos usuários da Sony que produzem vídeo. Outro problema da Sony A6000 é a duração da bateria. Se a Canon conseguir ir além neste ponto, será um acerto.

iphoto-canon-m5-4

Importante lembrar que hoje a Sony, líder de mercado das mirrorless, já possui um modelo mais avançado, a Sony a6300, lançada em fevereiro de 2016, que traz entre outras caracteristicas vídeo em 4K e ISO expansível até 51.200. De qualquer forma, é empolgante ver a líder de mercado das DSLRs, a Canon, entrando com seriedade no mercado mirrorless. Concorrência é sempre saudável – especialmente para o bolso do consumidor.

iphoto-canon-m5-7

As imagens deste post foram divulgadas originalmente pelo site Nokishita.