Por que algumas lentes da Canon são brancas?

A Canon tem uma peculiaridade na sua linha de lentes: algumas delas são brancas. Mas você já se perguntou por quê? A maioria das lentes de outras marcas são pretas, então só poderia ser uma jogada de marketing para se diferenciar no meio de um mar de câmeras. Certo? Como numa cobertura de esportes ou grandes prêmios do cinema.

iphotochannel-por-que-as-lentes-da-canon-sao-brancas (7)

A resposta é não. Pode até ser que funcione como um chamariz para as objetivas da marca, mas o verdadeiro motivo é o calor. Mais especificamente reduzir o calor em situações que as lentes ficam por muito tempo debaixo do sol.

Foto: The Digital Picture
Foto: The Digital Picture

Várias lentes Canon da série L – todas lentes super telefoto – são “brancas”, ou o que também podemos chamar de off-white, cinza claro e bege. “As lentes contém elementos de vidro. Estes expandem-se com o calor”, explica a Canon. As lentes brancas apareceram pela primeira vez em 1976, com a FD 600 milímetros f/4.5 e FD 800 milímetros f/5.6. Além disso, muitas lentes pretas da Canon também têm componentes que previnem o aquecimento excessivo hoje em dia, preparadas para expansão dos elementos na parte do foco.

Uma lente Canon EF 600mm f/4 L IS LL USM | Foto: Wikimedia
Uma lente Canon EF 600mm f/4 L IS LL USM | Foto: Wikimedia

“Este não é geralmente um problema com lentes compactas – a quantidade de expansão é pequena”, diz a empresa. “Mas as grandes lentes contêm grandes elementos e aqui a expansão pode levar uma lente perto dos limites de tolerância do seu projeto. Uma superfície branca reflete a luz solar, ajudando a manter a lente mais fria”.

A lente Canon FD 600mm f/4.0L S.S.C | Foto: Mathew Duren
A lente Canon FD 600mm f/4.0L S.S.C | Foto: Mathew Duren

Fonte: petapixel

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Realmente da uma mega diferença.
    Ja tive tres 70-200 f2.8 preta e ela aquecia de+ em ensaios externos.
    To com a branca agora e male male fica quente.
    Parabéns pela informação.