Equipamentos de fotografia Filmagem Tecnologia

Lançada a primeira câmera do mundo de 8K com sensor de imagem orgânico

No início deste ano, a Panasonic lançou o chamado sensor orgânico, que daria às câmeras um melhor alcance dinâmico e baixa sensibilidade à luz. Agora, a empresa anunciou o lançamento da AK-SHB810, primeira câmera do mundo a ter um sensor orgânico de 8K. A Panasonic afirma que terá uma “ampla faixa dinâmica” em comparação com as câmeras com sensores CMOS comuns e inclui um obturador global que grava toda a imagem de uma só vez, eliminando distorções.

Em contraste com sensores CMOS de camada única comuns, um sensor orgânico tem duas camadas: uma película fotocondutora orgânica e um circuito separado. Isso permitiu que a Panasonic incorporasse o cancelamento de ruído de alta velocidade no circuito, enquanto aumentava os poderes de captação de luz na camada orgânica sensível à luz.

Isso permite um melhor alcance dinâmico, mesmo em situações de filmagem com muito contraste, como um estádio sob luz solar intensa com o público sentado nas arquibancadas, disse a Panasonic. Além disso, enquanto o obturador for maior que 120º de segundo, todo o sensor será lido instantaneamente, em vez de linha por linha, como em uma câmera DSLR ou sem espelho. Esse “obturador global” pode, então, eliminar o efeito de linhas no rolamento de imagens, que acaba causando distorções quando em movimento rápido.

Embora seja essencialmente uma câmera conceito, a Panasonic pretende começar a vender o aparelho no outono de 2019. Porém, a tecnologia deve começar a chegar aos produtos de consumo, gerando câmeras com uma faixa dinâmica muito melhor, com melhor desempenho em situações de pouca luz.

Fonte: Engadget


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!