Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

O que é o fotômetro?

Livros de fotografia

Se você está começando na fotografia e precisa entender alguns conceitos de forma rápida e simples então achou o seu lugar. Você já deve ter percebido que fotografia vai muito além de apertar o botão, existem inúmeros procedimentos técnicos que um fotógrafo precisa aprender e no começo isso pode ser um pouco difícil. Mas tudo bem, nós estamos aqui para te ajudar.

Uma das coisas que você mais deve ter escutado é a palavra fotômetro, mas afinal o que é e para que serve?

A primeira coisa que você precisa entender é que existe um aparelho chamado fotômetro e o fotômetro que está “dentro da câmera”. Sabe quando você olha pelo viewfinder e aparece uma linha com vários risquinhos, com uma flechinha no meio e os números 1 e 2 dos dois lados? Esse é o fotômetro.

O fotômetro serve para realizar a medição da luz, ele é feito de células fotossensíveis que recebem a luz e então indica se a combinação de velocidade e abertura está boa para aquela exposição. Os fotógrafos usam o “fotômetro de mão” nos ensaios tanto em estúdio quanto os externos, para medir a luz que vem do flash (por exemplo) e entender como configurar a câmera.

Portanto a fotometria perfeita seria quando o indicador fica bem no meio do fotômetro? Preferimos dizer que depende, isso não é uma regra, mas para as pessoas que estão iniciando na fotografia é bom aprender e treinar dessa forma. Caso você já tenha desenvolvido seu estilo próprio o que impede a fotometria de estar acima ou abaixo do que é julgado como “certo”?

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário