Nova câmera mirrorless da Nikon não deve usar montagem F
Em julho de 2017 a Nikon confirmou o desenvolvimento de novas câmeras mirrorless e, mais tarde, em setembro, o Gerente Geral da Nikon Technology & Design, Tetsuro Goto, sugeriu durante uma entrevista que a próxima mirrorless da marca será full frame.
As patentes registradas pela Nikon para lentes full frame surgiram ao mesmo tempo. Agora, uma nova notícia sugere que a próxima câmera mirrorless full frame da Nikon pode não ser compatível com lentes de montagem F. Ou seja, quem já tem lentes da Nikon vai ter que usar adaptador.
A expectativa de muitos usuários Nikon era que, de alguma forma, a marca mantivesse a montagem F, já que as câmeras analógicas assim como as digitais (com sensor APS-C ou full frame) da Nikon utilizam esta mesma montagem, o que facilita o uso da mesma lente em diferentes câmera com um encaixe nativo igual.
Porém, já é comum que câmeras mirrorless tenham montagem diferente, já que a distância entre a lente e o sensor é menor. É o que acontece com a Sony e a Canon. Segundo relato do site Nikon Rumors, a empresa estaria desenvolvendo um novo sistema chamado Z-mount com um diâmetro externo e uma distância focal de flange de 16mm. Abaixo, um desenho de patente da Nikon mostra um novo design de montagem de lentes com diferentes locais de contatos eletrônicos:
Em comparação, o sistema sem espelho da série Nikon 1 possui uma distância focal de flange de 17mm com seu sensor CX relativamente pequeno de 1 polegada. O sistema full frame Nikon F-mount tem uma distância focal de flange de 46,5mm e um diâmetro externo de 44mm.