Nikon está desenvolvendo uma câmera com 4 lentes e sensores
Lembra daquela câmera multi-abertura com 16 lentes e fotos que chegam até 52 megapixels? Parece que a Nikon curtiu essa ideia. A empresa japonesa acabou de patentear sua própria versão que tem 4 lentes e 4 sensores. E de acordo com a patente ela deve mesmo parecer com esta câmera “quatro-olhos” acima.
Trata-se de tecnologia computacional que possibilita fotografar em várias distâncias focais, com a definição da profundidade de campo ficando para a pós-produção. Em julho de 2016, uma empresa chamada Light levantou nada menos que US$ 30 milhões em financiamento para trazer a câmera L16, de 16 lentes e sensores, para o mercado.
Agora a Nikon teve sua patente registrada, pedido que foi solicitado em abril de 2013. A apresentação mostra uma pequena câmera compacta que possui 4 lentes dispostas em um quadrado no meio da face frontal.
Os 4 grupos diferentes de lentes no interior do corpo da câmara dobram a luz a partir de cada uma das lentes, dirigindo-as para os sensores que se encontram nos lados do corpo. Ao colocar os sensores nos lados da câmara ao invés da parte de trás, a Nikon será capaz de criar um corpo de câmara muito mais fino do que das câmeras compactas tradicionais.
Ao combinar as imagens captadas pelos quatro sensores pequenos, a câmera pode atingir mesmo o desempenho de um único sensor grande. Outras vantagens das câmeras computacionais incluem desempenho superior em pouca luz e a capacidade de escolher o foco de suas fotos também na pós-produção. A Nikon não deu declarações sobre quando a câmera poderia entrar no mercado ou qualquer outra informação.
Fonte: Petapixel