Equipamentos de fotografia

Kodak lança smartphone especialmente para fotógrafos

A Kodak acaba de lançar um smartphone desenhado especialmente para fotógrafos, o Kodak Ektra. Ao que parece, a empresa que um dia foi uma das maiores da fotografia, vê nos smartphones uma forma de voltar ao topo.

iphoto-smartphone-da-kodak-ektra-celular-para-fotografos-4
O botão disparador com o logo da Kodak

“Por mais de um século, a Kodak tem feito ferramentas para ajudar a qualquer pessoa criar. Kodak Ektra combina a simplicidade atemporal da Kodak com a liberdade de capturar, editar e compartilhar cada momento. Um híbrido exclusivo entre inovação na fotografia e funcionalidades DSLR, Kodak Ektra coloca o controle criativo do momento na ponta de seus dedos”, diz a propaganda do novo smartphone.

iphoto-smartphone-da-kodak-ektra-celular-para-fotografos-5

iphoto-smartphone-da-kodak-ektra-celular-para-fotografos-3

A funcionalidade DSLR vem através de um dial digital intuitivo, manipulado através de touchscreen, e o modo manual com velocidade de obturador e ISO ajustáveis. Ele possui também um botão de obturador. O sensor da câmera traseira é um IMX230, da Sony, e traz 21 megapixels e a lente possui abertura de f/2.0 – tudo isso com estabilizador ótico de imagem. A câmera frontal (selfie) é de 13 megapixels com detecção de fase no autofoco e abertura de f/2.2.

iphoto-smartphone-da-kodak-ektra-celular-para-fotografos-11

A tela LCD tem 5 polegadas e resolução de 1920×1080 px, com sistema operacional é Android e a bateria do telefone é de 3.000 mAh. O smartphone é capaz de fazer vídeos em 4K, tem memória RAM de 3GB e armazenamento interno de 32GB – expansível através de cartão microSD.

iphoto-smartphone-da-kodak-ektra-celular-para-fotografos-12

O nome do aparelho é uma homenagem à famosa câmera analógica Kodak EKTRA lançada em 1941. De acordo com a empresa, o smartphone é a “mais recente reencarnação” da antiga câmera. De fato, o celular traz um design e materiais vintage, características que lembram as câmeras mais famosas da Kodak. Quem está produzindo o smartphone é a empresa inglesa Bullitt Group, que licencia o nome da marca Kodak para o produto.

livro de fotografia sem medo do flash

A câmera Kodak Ektra original
A câmera Kodak Ektra original

O smartphone será lançado inicialmente na Inglaterra e estará disponível ainda este ano na Europa, custando US$550. Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil.

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018.

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário