Equipamentos de fotografia

Dobrável e portátil, novo drone da DJI vem para bater de frente com GoPro

Uma das características mais fortes do lançamento do Karma, primeiro drone da GoPro, foi o fato de que ele era muito menor e mais portátil do que qualquer equipamento da DJI, líder mundial de drones. Pois parece que a DJI estava só esperando a GoPro lançar primeiro para trazer seu novo Mavic Pro, potente e portátil – e superior ao Karma.

iphoto-dji-mavic-pro-drone-portatil-1

O drone é pequeno e tem hélices dobráveis, e segundo a DJI quase se aproxima do tamanho de uma garrafa de água 500ml. Aqui uma comparação entre o Mavic Pro, da DJI e o Karma, da GoPro:

iphoto-dji-mavic-pro-drone-portatil-4

Apesar de pequeno, ele é potente: traz uma câmera frontal 4K (pode ser virada 90 graus em modo retrato, e fotografar em RAW/DNG), um sistema de navegação visual, alcance de 7 quilômetros e um tempo de vôo de 27 minutos. Em comparação, o Karma tem alcance de 1 km e um tempo de vôo de 20 minutos. O drone Mavic Pro pode até mesmo ser controlado com os gestos físicos, tornando mais fácil para filmar uma selfie aérea se assim o desejar.

O Mavic Pro pode ser operado com um controle remoto para uso de longo alcance, ou simplesmente com o seu smartphone se você não está planejando voar longe. No Mavic Pro há o novo sistema FlightAutonomy, que usa 5 câmeras, GPS e navegação GLONASS, 2 telemetros ultra-som, sensores redundantes e 24 núcleos de computação para servir como “cérebro e sistema nervoso” do drone. Usando FlightAutonomy, a Mavic Pro segue posições e rotas, evitando obstáculos em 36 kph, permitindo que você crie voos avançados com mínimas habilidades de voo.

O drone fechado em mãos | Foto: The Verge
O drone fechado em mãos | Foto: The Verge
O controle sendo usado com um iPhone | Foto: The Verge
O controle sendo usado com um iPhone | Foto: The Verge

O modo ActiveTrack manda o drone para treinar a câmera em um assunto (por exemplo, uma pessoa, bicicleta, carro, animal), enquanto você se concentrar em voar, e um modo Terrain Follow instrui o drone para seguir um assunto enquanto mantém uma altura constante acima do solo até 9 metros.

iphoto-dji-mavic-pro-drone-portatil-3

iphoto-dji-mavic-pro-drone-portatil-2

No Sport Mode ele voa em velocidades de até 64.8 kph. Se ele perder o contato com você ou atingir níveis de bateria fraca, ele volta automaticamente ao local original de lançamento. O novo controle remoto é pequeno e possui uma tela de LCD com dados essenciais e um sistema de link de vídeo OcuSync que fornece visualização ao vivo em 1080p de resolução com smartphone.

O drone em pleno voo | Foto: The Verge
O drone em pleno voo | Foto: The Verge

A DJI também anunciou DJI Goggles. Os óculos permitirão que você use o Mavic Pro com uma vista de 85 graus em 1080p, vendo o mundo através dos olhos do drone. O DJI Mavic Pro estará disponível a partir 15 de outubro de 2016, com um preço de US$ 749 para o drone apenas ou US$ 999 com um controlador remoto incluído.

Fonte: PetaPixel