Com uma câmera fotográfica, preso numa tempestade com ventos de 110km/h e -15°C…
Recentemente, o fotógrafo Josselin Cornou adquiriu um adaptador Kipon EF-GFX para poder usar uma lente Tamron 15-30mm f/2.8 em sua Fujifilm GFX-50S. Ansioso para testar seus equipamentos, ele foi até a vila de Thredbo, nas Montanhas Nevadas da Austrália. Chegando lá, Josselin foi surpreendido por uma tempestade extrema – uma experiência que parece ter aterrorizado e encantado ao mesmo tempo. Felizmente ele teve a chance de testar seu três novos brinquedos em condições severas. Assista abaixo o vídeo:
Segundo Josselin contou ao DPReview, o adaptador Kipon é uma ótima ferramenta para usar qualquer lente EF na Fujifilm GFX. Apesar da versão atual não ter nenhuma vedação contra interpérie, fez um excelente trabalho em condições incrivelmente difíceis, e ainda é totalmente funcional, mesmo depois de congelar.
Sobre a Tamron 15-30mm f/2.8, ele conta que a lente é muito nítida no centro, mais do que muitas lentes Mamyia que ele testou na GFX. Os cantos são totalmente utilizáveis em 18mm f/2.8, e proporcionam um resultado ainda melhor em 24mm (e aberturas inferiores).
Sobre a GFX, Josselin destaca o fato de ter ficado fora por mais de 40 minutos, capturando exposições muito longas (tiros múltiplos de 15 minutos) a -15° C com ventos de até 110km/h em uma tempestade de neve e a câmera funcionou perfeitamente, enquanto uma das pernas de seu tripé (MeFOTO RoadTrip) quebrou.
Josselin ressalta que, para quem quer ter esse tipo de aventura, além dos equipamentos fotográficos, é importante estar bem preparado com suprimentos necessários para passar a noite de forma segura, além de navegação (mapa topográfico e bússola) e primeiros socorros.
“Esta foi uma experiência incrivelmente gratificante, mas teve o potencial de se transformar em uma experiência muito assustadora muito rápido se não estivéssemos preparados.”
Veja abaixo algumas das fotos finais editadas dessa viagem. Nada mal depois de lidar com 110 km/h de ventos e temperaturas bem baixas!