Câmeras, lentes e iluminação Com que lente eu vou? Equipamentos de fotografia Fotografia de natureza

A 70-200mm na natureza

Livro de fotografia

Fotografar de longe pode ser uma comodidade e uma necessidade. Muita gente opta por clicar à distância como forma de se manter incógnito ou para não perder a espontaneidade do momento. Paparazzi e fotógrafos de lifestyle são exemplos de profissionais que utilizam esse expediente. Outros o fazem porque não há como se aproximar do motivo, como fotógrafos de vida selvagem ou de algumas modalidades esportivas.

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_70-200_Marcelo Andre 6

Em qualquer um dos casos, uma objetiva com boa distância focal se torna indispensável. Porém, a dúvida que surge é: lente fixa ou zoom? Se a tarefa impuser agilidade, a zoom sai na frente.

Marcelo Andrê é um fotógrafo de natureza e esportes outdoor natural de Ibiá (MG). Sua objetiva de trabalho é uma Nikkor AF-S 70-200mm f/2.8 VR. “Me atende perfeitamente”, ele afirma.

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_70-200_Marcelo Andre 1
Marcelo Andrê: rapidez de foto e luminosidade

Para o mineiro, a principal característica dessa zoom é a rapidez de foco. “Faz com que a perda de momentos seja mínima, pois o foco responde no momento que o movimento acontece e isso faz com que o foco seja preciso”, explica.

Andrê também aprecia a luminosidade da lente: “Com ela consigo desfocar o fundo, colocando na abertura f/2.8, dando uma definição na foto e valorizando o motivo”.

Quando o alcance da 70-200 não se mostra suficiente, é sempre possível espichá-lo um pouco usando um teleconverter, o que, segundo o fotógrafo, não representa perda significativa de qualidade. Com esse recurso, Marcelo transforma sua lente numa 400mm f/5.6 e não deixa passar uma cena que esteja ocorrendo um pouco mais longe.

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_70-200_Marcelo Andre 7Outro emprego da objetiva é em retratos: “A uma certa distância consigo capturar a espontaneidade das pessoas, que, na maioria das vezes, nem percebem a minha presença”.

Como se vê, objetivas de distância variável são bastante versáteis. O problema com as zoom é que você só vai conseguir luminosidade e qualidade ótica se desembolsar um bom dinheiro. Uma 70-200 como a de Andrê, por exemplo, aparece no site da Nikon do Brasil por salgados R$ 11 mil. Há opções mais em conta, entretanto, dependendo da construção e configuração da lente.

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_70-200_Marcelo Andre 5
Imagens de Marcelo Andrê feitas com a 70-200: versatilidade permite que a zoom seja usada em retratos e, com um teleconverter, possa buscar imagens mais distantes

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_70-200_Marcelo Andre 3 ]iPhoto Channel_Com que lente eu vou_70-200_Marcelo Andre 4

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_70-200_Marcelo Andre 2

Banner_Tacca

Sobre o autor

Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário