Equipamentos de fotografia

As vantagens de ter um seguro contra danos de equipamentos de foto e vídeo

Quando se faz o seguro de um bem, como um carro ou uma câmera fotográfica, normalmente as pessoas pensam em ficar protegidas contra a perda definitiva do seu patrimônio por causa de um roubo ou furto qualificado. Porém, um dos melhores benefícios de um seguro é o conserto e reparação do equipamento depois de algum tipo de acidente. Para se ter uma ideia, o acionamento do seguro é duas vezes maior para conserto dos equipamentos do que de algum tipo de subtração (roubo / furto).

Basicamente o seguro por danos faz a cobertura do equipamento em três situações importantes: danos físicos, danos elétricos e danos por líquido. O dano físico é quando o equipamento cai no chão e tem algum estrago ou avaria. Então, se você tiver um seguro e sua câmera ou lente cair no chão e sofrer algum dano, todo o conserto será coberto pela seguradora.

O risco por dano líquido em ensaios na praia

O dano elétrico é quando existe a queima de algum componente, inclusive quando a queima do CCD por raios laser em baladas e festas, principalmente no caso de fotógrafos e videomakers de casamentos e debutantes.

O último tipo de cobertura por danos é o líquido, que cobre seu equipamento quando ele cai na água. Quando isso acontece, normalmente, existe uma a indenização por perda total já que a chance de recuperação é bem pequena. Um fotógrafo que faz muitos ensaios em praias ou cachoeiras, por exemplo, pode trabalhar muito mais tranquilo com um tipo de cobertura como essa.

O risco por dano elétrico em festas e baladas

Porém, um receio comum de quem faz um seguro e precisa acioná-lo por um desses três tipos de danos: o que vou fazer enquanto meu equipamento está no conserto? Vou ficar sem trabalhar enquanto espero o conserto? Aí é que a vantagem de ter um seguro aumenta bastante. Você pode alugar novos equipamentos e continuar trabalhando normalmente que a seguradora cobre também os custos de locação dos equipamentos provisórios.

O fotógrafo carioca Yan Yanomani teve problemas com dois flashes e duas lentes. “Ano passado meus dois flashes tiveram dano elétrico e queimaram a lâmpada. E agora no início do ano duas lentes, sendo uma a 24-70mm, caíram no chão enquanto eu fazia uma coletiva do Governador do Rio sobre o coronavírus. Assim que houve os danos acionei a seguradora, mandei os equipamentos para a assistência técnica e tudo foi reparado de forma tranquila e rápida”, contou Yan, que possui um seguro de seus equipamentos contra danos da FotoSeg, uma das empresas mais tradicionais em seguros de equipamentos fotográficos do Brasil. A empresa faz seguros contra danos de câmeras DSLR, Mirrorless, flashes, Drones ou celulares/smartphones. Para fazer o seguro entre em contato com a FotoSeg pelo WhatsApp (11) 9 5328-0169, telefone fixo (11) 3731-3465 ou pelo email seguro@fotoseg.com.br.

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário