Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

As câmeras usadas nas fotos vencedoras do concurso World Press Photo

Livros de fotografia

O concurso fotográfico World Press Photo, um dos maiores no quesito fotojornalismo, acaba de anunciar seus vencedores. São fotógrafos de diversos países, incluindo o Brasil, que produziram as fotos mais impactantes no ano de 2015. Mas quais câmeras esses fotógrafos usaram?

iphotochannel-cameras-fotograficas-world-press-photo (2)

O site espanhol Quesabesde criou um gráfico a partir da análise dos dados EXIF encontrados nas fotos vencedoras. E a marca mais utilizada pelos fotojornalista vencedores do World Press Photo 2016 foi a já consolidada Canon. Uma boa notícia para o Canonmaníacos, que especialmente no Brasil são em grande número. Nada menos do que 15 das 45 fotos analisadas foram capturadas com a Canon 5D Mark III. E outras 6 fotos foram tiradas com a Canon 1D X.

A Foto do Ano foi clicada com uma 5D Mark II e uma lente 24 milímetros f/1.4, configurada em ISO 6400. A imagem criada pelo fotógrafo australiano Warren Richardson foi iluminada pela luz da lua.

concurso de fotografia Word Press Photo 2016
A Foto do Ano, no Word Press Photo 2016, intitulada “Esperança por uma Nova Vida”, de Warren Richardson

Para aqueles que preferem Nikon, a câmera da marca mais utilizada foi a D810, por 4 fotógrafos. Ao todo, 12 fotos foram feitas usando câmera Nikon. No lado da Canon, foram 28 fotos.

Mas o que vemos nesse gráfico em relação ao mercado de câmera? Pelo menos no que diz respeito aos fotojornalistas premiados, as DSLRs continuam reinando tranquilas. Vimos em 2015 um grande crescimento da venda de câmeras mirrorless, mas parece ainda não afetar o fotojornalismo. Ao todo, 40 fotos vencedoras foram feitas com câmeras DSLR full frame.

iphotochannel-cameras-fotograficas-world-press-photo (1)

“Não se trata de colocar o foco em câmeras ao invés de histórias ou autores, mas queremos ter uma visão rápida da situação e tentar obter a partir daí a conclusão sobre equipamentos – além das manchetes, tabelas de vendas ou tendências – que são usados no campo da fotografia documental e fotojornalismo”, explica o Quesabesde.

Fonte: petapixel, quesabesde

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!