ensaios sensuais

5 dicas para entrar no mercado de fotografia sensual

Qualquer nicho da fotografia pode te assustar quando você não conhece como funciona o mercado, principalmente na fotografia sensual. Por isso, selecionamos 5 dicas fundamentais dados pelo renomado fotógrafo Drausio Tuzzolo, autor de capas e ensaios das revistas Playboy, Vip, Sexy e do DVD Nu & Sensualidade (DVD físico e online – veja o trailer abaixo).

DVD Nu & Sensualidade | Mais em www.iphotostore.com.br

1 – Antes de tudo, saiba onde você está entrando

É preciso conhecer o mercado onde você quer se colocar. E existem formas simples de fazer isso. Você pode acompanhar através de sites, perfis em redes sociais e revistas online, tanto as com foco sensual quanto como em fotografia de moda, pois é comum a moda utilizar o sensual, dependendo do produto e do público-alvo da empresa.

O fotografo Drausio Tuzzolo durante o clique
O fotografo Drausio Tuzzolo durante o clique

Conheça os grandes fotógrafos, observe suas técnicas e as tendências atuais. Existe um material imenso disponível para referências visuais (como o acervo do extinto site Paparazzo, por exemplo) quanto em depoimento e entrevistas de grandes fotógrafos.

2 – Importe-se menos com a opinião alheia

“O meu conselho é não se importar com o que você ouve das pessoas; se tá bom ou se tá ruim. Foque em você, trace a sua meta. Tente seu melhor nisso. Se você quer ser fotógrafo, seja o melhor fotógrafo. E lute muito, fotografe muito. Se especialize muito. Faça imagens que as pessoas não encontram no mercado. E mostre isso. Dessa forma você vai ganhar espaço”

Foto: Drausio Tuzzolo
Foto: Drausio Tuzzolo

3 – Especialize-se

Não é do dia para a noite que você vai se tornar um grande fotógrafo, com certeza. Ou, usando aquela velha piada de mau gosto: não é uma ótima câmera que vai fazer isso por você. Então, calma. Você precisa se especializar, estudar, estar ligado no que se faz hoje em dia e praticar à exaustão. É preciso se esforçar, pois hoje a concorrência é muito maior do que antes. Há um número muito grande que pessoas querendo ser fotógrafo (independente de bons ou ruins).

Foto: Drausio Tuzzolo
Foto: Drausio Tuzzolo

4 – Busque seu espaço

Os bons trabalhos, as boas campanhas com artistas e modelos famosas, com clientes e grandes marcas necessitam de grandes profissionais. Por mais que o número de fotógrafo tenha aumentado (e até certa banalização do trabalho tenha ocorrido por diversos fatores, como facilidades tecnológicas e internet), grandes clientes sempre vão precisar de grandes fotógrafos. “Eu vejo poucos fotógrafos novos entrando neste mercado. Continuam ainda os fotógrafos da época da película fazendo os trabalhos principais”, diz Drauzio Tuzzolo.

Foto: Drausio Tuzzolo
Foto: Drausio Tuzzolo
Foto: Drausio Tuzzolo
Foto: Drausio Tuzzolo

5 – Mostre trabalho

Se o seu trabalho é bom, consistente, as portas vão se abrir para você em algum momento. “Porque o fotógrafo não tem que falar, ele tem que mostrar. É como o jogador de futebol: ele pode falar que ele é isso, que ele é aquilo, mas jogando como é que ele faz? O fotógrafo é a mesma coisa”, diz Drasio Tuzzolo. Mostre seu material para agências de moda, publicidade e sensual, tanto aqui no Brasil como em outros países. Hoje, o mercado não tem fronteiras e o fotógrafo brasileiro tem um olhar diferente dos outros.

Foto: Drausio Tuzzolo
Foto: Drausio Tuzzolo

Temos muitas outras matérias sobre fotografia sensual aqui no iPhoto Channel. Veja abaixo algumas sugestões que podem te ajudar ainda mais:

* texto original Ruca Souza. Atualizado pela equipe do iPhoto Channel.