Ensaios sensuais recuperam autoestima de mulheres que tiveram câncer de mama (NSFW)

Posar para um ensaio sensual é uma ousadia que fala diretamente à autoestima das mulheres. Embora muitas topem tirar a roupa para o fotógrafo pensando na reação que seus maridos/namorados terão ao ver as fotos, é no sentimento de valorização pessoal que está a razão de ser dessa atitude – o que sugere delicadeza e cumplicidade por parte do profissional por trás da câmera.

Dolores Camila | Foto: Balthazar
Dolores  | Foto: Camila Balthazar

Tanto isso é verdade que algumas mulheres têm procurado a fotografia como uma forma de superar situações traumáticas e celebrar a vida. Uma dessas bateu à porta de Mel Masoni em 2014. A carioca é proprietária da agência Revista Dénudé, que realiza ensaios sensuais, e a nova cliente havia tido câncer de mama e feito uma mastectomia (retirada da mama). “Ela nos procurou para fazer um ensaio sensual no intuito de ganhar de volta a sua autoestima, já que havia passado por um processo longo e doloroso, física e emocionalmente”, recorda a produtora.

Ana Patricia | Foto: Alexandre Coelho
Ana Patricia | Foto: Alexandre Coelho

Mel sentiu vontade de conhecer outras mulheres que tiveram o mesmo problema e ouvir suas histórias. Além disso, achou que poderia ajudá-las com o trabalho que desenvolve na Dénudé. Assim, idealizou o Projeto Pérolas.

Maria Matos | Foto: Alexandre Coelho
Maria Matos | Foto: Alexandre Coelho

“A proposta inicial era fazer uma exposição fotográfica no Rio de Janeiro, mostrando imagens de mulheres com câncer de mama, enfatizando sua beleza e sensualidade, tirando o foco da doença”, conta Mel, que visitou um instituto santista dedicado ao tratamento da doença e divulgou o projeto nas redes sociais, tendo “um feedback incrível, de mulheres do Brasil todo”.

Firmina | Foto: Carol La Lach
Firmina | Foto: Carol La Lach

Mel e Ale começaram bancando o projeto do próprio bolso. Ao levarem a ideia à Sociedade Brasileira de Mastologia, ganharam uma apoiadora. Com isso, a iniciativa encorpou: “Levaremos quinze fotografias a galerias de dez cidades brasileiras e, em cada cidade, contemplaremos 50 mulheres com fotografias no estilo portrait. Essas mulheres contempladas serão levadas a nós através da própria SBM, que tem clínicas e médicos associados em todo o Brasil”, antecipa.

Ednea Gomez | Foto: Alexandre Coelho
Ednea Gomez | Foto: Alexandre Coelho

O Pérolas também ganhou a adesão das fotógrafas Carol La Lach e Camila Balthazar. “O convite veio porque achei interessante mostrarmos as diferentes visões dos artistas envolvidos sobre a sensualidade. Acredito que isso dará mais riqueza de detalhes e mais beleza ao projeto. Todos os fotógrafos são artistas, e não apenas técnicos da fotografia, o que é muito importante para mim”, ressalta a idealizadora.

Ana Marta | Foto: Alexandre Coelho
Ana Marta | Foto: Alexandre Coelho

As maquiadoras Graciane Vazquez e Kah Parreira e o cinegrafista Caique Carneiro também participou. Todos são voluntários, porém Mel inscreveu o Pérolas na Lei Rouanet e no site de financiamento coletivo kickante para proporcionar a eles alguma contrapartida financeira. “Seria da minha maior alegria poder, ao menos, ressarci-los dos gastos de transporte e alimentação. O projeto começou a partir de uma ideia de fazer o bem e contava somente com a fotografia de Ale Coelho. Hoje, nossa equipe cresceu e todos estão fazendo seu trabalho sem receber nada, mas doando seu tempo e seu conhecimento com muito amor a essas mulheres”, justifica.

A partir de quinta-feira (1º), algumas imagens do projeto (todas em preto e branco) ficarão expostas no Terminal Alvorada, da operadora de ônibus expressos BRT, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, como parte do Outubro Rosa, campanha internacional que busca conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Será a primeira vez que [o público] poderá ver o resultado desse trabalho lindo, feito com amor, dedicação e muito profissionalismo de todos os envolvidos”, destaca Mel. No site do projeto é possível conhecer as histórias das participantes e saber mais sobre a iniciativa.

Sair da versão mobile