Ana Telma Furtado Casamento Colunistas Ensaios de noivos

E-session: hora de “quebrar o gelo”

Casamento Fernanda e Eduardo 684

Atualmente, os noivos têm utilizado a fotografia em mais uma etapa do seu casamento. Ao invés de fazer as fotos só no grande dia, eles querem registrar a fase pré-casamento, o noivado, aquele momento em que eles ainda são namorados e não marido e mulher, quando ainda estão curtindo os preparativos e não se ocupando com as obrigações da casa nova. A surpresa do pedido de casamento acabou de passar e a felicidade é plena. Tudo é novidade, os preparativos, a pesquisa pelos fornecedores, a montagem da casa nova, a chamada dos melhores amigos para serem padrinhos… Tudo é motivo para comemorar! Pensando nisso, surgiu o ensaio de noivos.

Esse tipo de ensaio já é bastante comum nos Estados Unidos, onde é chamado de e-session, uma abreviação de engagement session (sessão de noivado). Lá, desde muito tempo, já era tradição fazer fotos formais com fotógrafos profissionais para fazer o anúncio do casamento. Com o tempo, o estilo do retrato foi se tornando mais descontraído e começou a se fazer ensaios completos para anunciar o casamento, produzindo novos produtos como o Save the Date (tradução: guarde essa data), que é um pré-convite de casamento, para avisar seus convidados da data que será o casamento antes mesmo do envio do convite.

Para os fotógrafos, o ensaio é uma oportunidade de conhecer o casal antes do grande dia e poder interagir com eles. É importante para já “quebrar o gelo” e criar um vínculo que faz toda a diferença entre as partes, uma vez que o fotógrafo fica colado com os noivos o dia do casamento inteiro. O fotógrafo tem a oportunidade de conhecer o jeito do casal, se são mais tímidos ou mais extrovertidos, mais românticos ou mais agitados etc. Essa vantagem permite ao fotógrafo se preparar melhor para o dia do casamento e sugerir aos noivos formas de utilizar as fotos e até de contratar outros fornecedores para a sua festa.

Meu estilo preferido em um ensaio de noivos é o mais natural possível. Busco conversar com o casal antes, conhecer suas preferências e seu jeito com um questionário que é enviado um pouco antes do ensaio. Baseada nas respostas do questionário e em reuniões, planejamos o local do ensaio e o estilo, além das roupas a serem escolhidas pelo casal e outros acessórios. Para mim, tudo o que vamos fotografar deve ser do casal ou ter muito a ver com eles, para ficar o mais personalizado possível. Assim, cada ensaio é único e você assegura que as fotos dos seus clientes não sejam iguais às de nenhum outro casal.

Fotografo sempre utilizando luz natural e o local normalmente é escolhido pelo casal ou sugerido por mim, com base no perfil deles. A ideia é que não seja somente um lugar bonito, mas que tenha algum significado para o casal, pois as fotos ficarão para sempre na história deles.

IMG_3866

MarianaeLuan068

IMG_4210

23-JanaeRodrigo-Blog

Normalmente não há dificuldades específicas em se retratar casais. Às vezes, fotografar um casal é até mais fácil, pois a ideia é mostrar o amor que eles sentem nas fotos e nada melhor do que um casal que acabou de marcar o casamento para isso! As dificuldades na direção são as mesmas do que qualquer outro tipo de ensaio: mostrar a personalidade do casal, retratar sentimentos verdadeiros e espontaneidade, fazer as fotos o mais naturais possível. Para isso, basta conhecer o suficiente do casal e ter em mente que tipos de fotos você quer fazer, baseado no perfil deles.

Um outro tipo de ensaio de casal que os noivos procuram é o ensaio do dia do casamento. Geralmente realizado entre a cerimônia e a recepção, esse ensaio é mais clássico e procura retratar os noivos no seu momento de plena em felicidade, com aquele ar de “enfim casados”. Busca-se fazer aquelas fotos que serão destaque no álbum e que vão para o porta-retratos da casa nova do casal. O local pode ser escolhido em comum acordo com os noivos, podendo ser no próprio local do casamento ou próximo, e a duração deverá ser previamente definida com a cerimonialista contratada para o evento.

Casamento Rosa e Michael 657

Casamento Julie e Rafael 340

Casamento Lara e Wanderson 507

Rosa e Michael 087

CasamentoLucianaeMaikel1118

 Independente do tipo de ensaio de noivos, o importante é entregar ao casal aquilo que eles esperam de você: fotos bacanas, que retratem o amor verdadeiro deles e a importância daquele momento. Seja antes ou no dia do casamento, o casal espera ver a felicidade estampada em seu rosto e – vamos combinar? – não há prazer maior para um fotógrafo de casamento do que poder retratar o nascimento de uma nova família da maneira mais feliz possível! Fazer o seu trabalho com amor e dedicação já é meio caminho andado para conquistar os possíveis futuros clientes no mercado de casamentos.

 

 

Sobre o autor

Ana Telma Furtado

Desde 2009 atuando no mercado fotográfico, ANA TELMA FURTADO é especialista em acompanhamento de famílias. A fotógrafa possui um estilo de trabalho diferenciado, priorizando a criatividade, simplicidade e espontaneidade. Sempre atenta ao que há de novo em tecnologia e presente nos principais congressos fotográficos do país, Ana Telma procura sempre trazer novidades aos seus clientes, proporcionando uma experiência única e personalizada.
Acesse o site.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário