Tendência

Ensaio prático explicando a Iluminação Paramount

Ensaio prático explicando a Iluminação Paramount

A fotógrafa Lindsay Adler fez um vídeo para o canal Adorama de quase 9 minutos explicando na prática como fazer a Iluminação Paramount, famoso esquema de iluminação usado em filmes de Hollywood. “A iluminação Paramount pode ser dramática e belíssima, mas também é desafiadora de se conseguir! Neste vídeo, vou mostrar algumas das minhas ferramentas favoritas que me ajudam a obter uma iluminação perfeita na imagem”, disse a fotógrafa.

A Luz Paramount ou também conhecida como luz frontal é a melhor luz para reduzir as imperfeições da pele. Por isso, ela é uma luz principal usada para tirar fotos de beleza, glamour, moda e, principalmente, retratos. Veja abaixo o vídeo, que originalmente está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português.

“A iluminação Paramount é quando a luz é colocada diretamente na frente do assunto em um ângulo ligeiramente para baixo, criando uma sombra diretamente abaixo do nariz do assunto. Quando a luz é alta o suficiente, às vezes isso é chamado de ‘iluminação de borboleta’ / butterfly porque a sombra sob o nariz pode se parecer com as asas de uma borboleta.

Existem dois desafios principais com a iluminação Paramount; posicionando o suporte e ajustando com os movimentos do assunto. Vamos dar uma olhada em como resolver isso. (1) Quando o assunto estiver voltado diretamente para a câmera, você precisará ter o suporte perfeitamente centralizado na frente deles. O que isso significa para você? Isso significa que seu suporte de luz provavelmente estará no caminho de sua foto e composição!

A melhor maneira de resolver esse problema é usar um braço de lança (ou mini lança). Isso permite que você tenha o afastamento para a lateral do quadro, mas ainda tenha a luz diretamente direcionada à frente do seu assunto. Também é fácil obter um ângulo de luz mais alto para esse efeito de sombra de cima para baixo.

Eu recomendo o mini boom Avenger D600 porque é forte, estável e tem um braço ajustável telescópico. Certifique-se de usar um modificador pesado para adicionar um contrapeso ao braço para equilibrar o braço e obter estabilidade! (2) O próximo desafio é que quando o assunto se move, você precisará mover sua luz. Você está procurando manter essa sombra perfeitamente centralizada sob o nariz da pessoa.

Ensaio prático explicando a Iluminação Paramount
Duas fotos com o resultado da iluminação Paramount feito na prática pela fotógrafa Lindsay Adler

Se o assunto se mover um centímetro para a esquerda ou para a direita, a sombra se moverá no rosto. A melhor maneira de acompanhar esses movimentos é usar um suporte de roletes. Este suporte sobre rodas é estável e permite que você faça ajustes facilmente na posição da luz para compensar os movimentos do seu assunto.

Para esta imagem em particular, usei 2 estroboscópios, um suporte de roletes e um braço de boom. Vamos olhar mais de perto. Conceitualmente, eu queria conseguir um visual tradicional da ‘velha Hollywood’ para a iluminação, então usamos um Refletor Magnum como o modificador da luz principal. Um refletor Magnum é um grande prato de prata que cria uma fonte de luz mais dura.

Por causa do tamanho do modificador e da textura dentro do prato, a luz é forte, mas ainda cria um resultado suave na pele. Eu superexpus o rosto (aproximadamente 1 ponto) para alcançar aquele resultado muito alto e brilhante como era comum na fotografia tradicional de glamour de Hollywood. Em seguida, o cabelo escuro do objeto estava se misturando ao fundo, então adicionei outro estroboscópio atrás do objeto.

Usei uma grade de 10 graus com a luz em um suporte de chão para criar um brilho bonito e sutil por trás do assunto. Se eu quisesse obter uma aparência mais polida, poderia ter adicionado várias luzes de aro e outros destaques, mas, neste caso, decidi manter uma configuração simples de 2 luzes.

O cabelo escuro do objeto estava se misturando ao fundo, então adicionei outro estroboscópio atrás do objeto. Usei uma grade de 10 graus com a luz em um suporte de chão para criar um brilho bonito e sutil por trás do assunto. Se eu quisesse obter uma aparência mais polida, poderia ter adicionado várias luzes de aro e outros destaques, mas, neste caso, decidi manter uma configuração simples de 2 luzes”, explicou a fotógrafa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *