Ensaio mostra luta de casal contra o câncer

Jen em outubro de 2008, logo depois de começar o tratamento

Um ensaio fotográfico incomum – denso, terno, mas sobretudo triste – tem comovido internautas mundo afora, especialmente aqueles que já viveram situação semelhante à do autor. Angelo Merendino, um fotógrafo de Nova York, documentou a luta de sua esposa contra o câncer de mama. A história não tem final feliz: Jennifer Merendino morreu há um ano e meio. Porém, o ensaio permanece como um registro amoroso da jornada do casal e uma contribuição no sentido de tentar humanizar a doença, oferecendo um pouco de alento e compreensão para quem convive com ela.

Essa história começou em Cleveland, em 2005, quando ambos se conheceram. Dali nasceu uma amizade que se tornou namoro alguns meses após, e casamento em setembro de 2007. Cinco meses depois das alianças, veio o diagnóstico. “Eu lembro o exato momento… A voz de Jen e o sentimento de dormência que me envolveu. Esse sentimento nunca me deixou”, conta Angelo no site que ele criou para relatar os dias sombrios, mas de extrema cumplicidade e carinho, que se seguiram: The battle we didn’t choose – My wife’s fight with breast cancer (“A batalha que não escolhemos – A luta da minha esposa contra o câncer de mama”).

Angelo e Jen: meses de luta, medo e cumplicidade

Angelo contou a Chris Gampat, do The Phoblographer, que decidiu fazer as fotos em abril de 2010, quando, após um período recessivo em resposta ao tratamento, a doença retornou de um modo que não deixava dúvidas quanto ao seu desfecho. “Enquanto nos esforçávamos para enfrentar nossos desafios diários, descobrimos que nossos familiares e amigos não entendiam o quão séria a doença tinha se tornado”, explicou. “Percebemos que a maioria das pessoas não sabe como é a realidade de quem vive com câncer. Assim, com a permissão de Jen, eu comecei a fotografar nossos desafios diários com a esperança de que nossa família e amigos pudessem entender melhor o que estávamos enfrentando”.

Ele cumpriu essa tarefa até o fim. “[As fotos] mostram o desafio, dificuldade, medo, tristeza e solidão que nós enfrentamos, que Jannifer enfrentou, como ela lutou contra essa doença. Mais importante, elas mostram nosso amor”. A batalha não pôde ser vencida, mas o ensaio trouxe conforto e tem dado força a Angelo desde que sua esposa se foi. Sua expectativa é que, com a repercussão que obteve, possa fazer o mesmo com outras pessoas que, nesse momento, vivem o mesmo drama: “A próxima vez que um paciente de câncer for questionado sobre como se sente, que sua resposta encontre mais entendimento, empatia, carinho e preocupação sincera”, deseja.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *