Ensaio homenageia os países que vêm à Copa

img_0005

O clima de Copa do Mundo tem estimulado a criatividade de alguns fotógrafos, que estão aproveitando a deixa para colocar o trabalho em evidência, tal como fez Sam Sacramento, que está com uma exposição em cartaz na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (RO). Lá, ele exibe rostos pintados com as bandeiras dos países que disputarão o mundial.

Sam tirou a ideia de uma foto que viu, de uma modelo com a bandeira do Canadá pintada nos lábios. Ele então usou algo parecido para retratar os 32 países que a partir desta semana começam a jogar a Copa, acrescentando um aspecto distintivo ao seu trabalho: Sam evidenciou o caráter multirracial do país, representado pela variedade de tipos femininos que há em Rondônia.

img_1561“Quase todas as pessoas daqui do estado têm uma descendência francesa, portuguesa, alemã, africana, e é isso o que eu queria mostrar: que aqui temos um pouco de todo o mundo e com isso dar as boas-vindas aos países que estão vindo para o Brasil”, disse Sam ao site Globoesporte.com.

A única exceção é a modelo que representa o Brasil. “Ela é a esposa do jogador André Santos, do Flamengo, e foi escolhida porque fazia parte do perfil que a gente queria. Todas as outras são daqui e eu queria que o mundo visse isso, que nós também temos belas mulheres e podemos fazer um trabalho de qualidade. Nenhuma delas é modelo, e ao todo foram três meses de produção”, ressalvou o fotógrafo rondonense, que tem experiência com fotografia de esportes e é, ele mesmo, esportista: já participou da seleção brasileira de taekwon-do.

A mostra fica na casa de cultura até o final do mês. Se os seus planos derem certo, ela deverá ser vista em outros estados – Sacramento já tem convite para expor as fotos no Rio de Janeiro. Veja mais do seu trabalho aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *