Tendência

O incrível ensaio fotográfico com a menina com duas mutações genéticas

A fotógrafa Amina Arsakova teve a oportunidade de fazer um ensaio fotográfico extremamente inédito. Sua modelo, a jovem Amina Ependieva, de 11 anos, tem duas condições genéticas muito raras: albinismo e heterocromia. O albinismo reduz a quantidade de pigmento de melanina na pele, olhos e cabelos, enquanto a heterocromia é uma diferença na coloração da íris. No caso de Ependieva, ela tem cabelos loiros e brancos e um olho azul e outro marrom.

Para fazer a sessão de fotos, a fotógrafa escolheu um cenário bem neutro para enfatizar as características únicas de Ependieva e também ressaltar sua personalidade tímida. As fotos ficaram muito boas captando a beleza excepcional de Ependieva, porém a fotógrafa não teve tempo suficiente para conhecer mais sobre Ependieva e espera ter outra oportunidade para conhecer mais sobre a menina: “Infelizmente durante o ensaio, não foi possível descobrir detalhes sobre as características de sua aparência. Espero que, no futuro próximo, seja possível organizar uma nova sessão de fotos com Ependieva e conversar em um ambiente descontraído e com mais tempo”, disse ao site My Modern Met. Veja abaixo o ensaio e contemple a beleza rara de Ependieva.

O que é heterocromia?

Heterocromia ou heterocromia ocular é uma anomalia genética na qual o indivíduo, humano ou animal (veja vídeo abaixo de um gato com heterocromia), possui um olho de cada cor, ou um mesmo olho com duas cores distintas. Muito rara em humanos, pode ocorrer mais comumente em animais mamíferos domésticos e selvagens. A heterocromia ocorre devido principalmente a uma herança genética que causa diferenças na quantidade de melanina em cada olho, que é o mesmo pigmento que dá cor à pele. Assim, quanto mais melanina, mais escura é a cor dos olhos, e a mesma regra vale para a cor da pele.

O que é o albinismo?

O albinismo é um distúrbio hereditário raro em que pouco ou nenhum pigmento cutâneo melanina é formado. A pele, o cabelo e os olhos, ou às vezes apenas os olhos, são afetados. Normalmente, os cabelos e a pele são brancos e os olhos podem ter coloração rosa ou cinza-azulada pálida. O albinismo é hereditário e aparece com a combinação dos dois pais portadores do gene recessivo. Veja abaixo outra matéria sobre o ensaio de irmãs albinas.

Artigos relacionados

Um Comentário