Eventos

Encontro sobre inclusão visual no FotoRio

alfabetizcao_02

Existem pessoas que fazem a diferença utilizando a fotografia como inclusão visual e o FotoRio apoia essas iniciativas, por meio dVIII Encontro Sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro,  evento pioneiro no gênero, tendo se firmado como uma referência maior no país e no exterior e que tem como objetivo reunir e proporcionar trocas de experiências entre diversos projetos que utilizam a fotografia como instrumento de inclusão social em comunidades populares. Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de la Photographie em Paris vem especialmente ao Brasil para abrir o encontro.

Além da palestra de abertura de Jean-Luc Monterosso, o encontro terá apresentações de dez projetos de inclusão visual, oito do Rio de Janeiro, um de São Paulo e um de Belém. Além de iniciativas que participaram de edições anteriores, como Imagens do Povo e Viva Favela, o evento terá a participação de um projeto de alfabetização visual para deficientes visuais, o Mão na Lata, projeto que já publicou dois livros de suas imagens pinhole, e  ainda o Inclusão Digital para Jovens Protagonistas, de Realengo.

alfabetizacao
alfabetizacao_01

Programação

Dia 12 de agosto, às 10h, Jean-Luc Monterosso abrirá o evento com a palestra “Panorama da fotografia contemporânea”. Na parte da tarde, a partir das 14h, visita à Reserva Técnica do Instituto Moreira Salles para os grupos inscritos, e visita guiada pela exposição Do Valongo à Favela: imaginário e periferia, no Museu de Arte do Rio, para o todo o público do Encontro.

Dia 13 de agosto, das 10 às 16h: laboratório de metodologias pedagógicas e gestão de projetos, com mediação de Simone Rodrigues e Clarice Magalhães.

Dia 14 de agosto, das 10 às 16h: apresentação dos grupos participantes.

Debate final: “Próximos passos na formação de uma rede de projetos de inclusão visual”, com mediação de Pedro Vásquez.

SERVIÇO

FotoRio 2014 no MAR – Museu de Arte do Rio
VIII Encontro Sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro
De 12 a 14 de agosto, das 10 às 16h
Participação de coordenadores, alunos e monitores de projetos em todo o Brasil
Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5. Centro (3031 2741)
Aberto ao público

banner_Direito_Autoral