Em SP: “Silêncio” é tema de mostra coletiva na Galeria Bergamin

No dia 29/08 (sábado) a partir das 11h, o público poderá conferir as obras de Caio Reisewitz, Leonilson, Lygia Pape e Waltercio Caldas, entre outros, na exposição Atributos do Silêncio, na Galeria Bergamin & Gomide (Rua Oscar Freire, 379, loja 1, São Paulo/SP). A entrada é gratuita.

Foto criada em 1980 por Luiza Baldan
Foto: Luiza Baldan

Serão cerca de 20 obras realizadas entre a segunda metade do século 20 e a primeira década do século 21, dos artistas Anna Maria Maiolino, Brígida Baltar, Caio Reisewitz, Cao Guimarães, Carolina Martinez, Isa Genzken, Jorge Macchi, Leonilson, Luiza Baldan, Lygia Pape, Maria Laet, Mira Schendel, Otavio Schipper, Thiago Rocha Pitta e Waltercio Caldas.

Weltempfänger / Lifestream, de Isa Genzken
Weltempfänger / Lifestream, de Isa Genzken

A seleção faz referência às possíveis qualidades ou atmosferas que o silêncio emana, tais como a delicadeza, o vazio, a suavidade, a invisibilidade, o anti-espetáculo, o apagamento e o etéreo.  “Na obra de Leonilson, Para quem comprou a verdade (1991), percebemos a exposição de uma fragilidade que é tanto dos materiais empregados quanto do próprio sujeito. Um pedaço de bordado contém seus medos, dramas, frustações, solidão, mas também sua voz e sua atitude de libertação”, comenta o curador Felipe Scovino.

Simetria Romântica, de Otavio Schipper
Simetria Romântica, de Otavio Schipper

banner_fineart

Artigos relacionados