Em SP: Revista de fotografia ZUM comemora 5 anos com festival

A Revista ZUM completa 5 anos e para comemorar realiza o Festival ZUM 5 Anos, com atividades gratuitas nos dias 3 e 4 de dezembro. O festival ocorre em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94) e a Casa Plana (Rua Capitão Salomão, 26 – 3º andar). O evento reunirá artistas, fotógrafos e cineastas em debates e oficina sobre a produção e a circulação das imagens no mundo atual. A entrada é gratuita.

No sábado, a programação acontece na Biblioteca Mário de Andrade. Das 11h às 13h30, o artista Mario Ramiro, estrela da ZUM #11, dirige a oficina “Arte/xerox”, em que o público poderá produzir suas próprias narrativas xerográficas. A participação é livre.

Retratos em ferrótipos, conhecidos também como tintype, populares no século 19 | Foto: Imagineiro
Retratos em ferrótipos, conhecidos também como tintype, populares no século 19 | Foto: Imagineiro

Também no dia 03/12, a partir das 11h, a Colódio-bike, o laboratório móvel de fotografia em placa úmida, estará montado e fazendo retratos, oferecendo pela primeira vez ferrótipos, conhecidos também como tintype, populares no século 19. Detalhes e preços no site do Imagineiro.

A programação segue à tarde com três palestras no auditório. Às 15h, Paulo Bruscky e Filipe Peçanha, integrante do coletivo Mídia Ninja, conversam com Ivana Bentes, pesquisadora da UFRJ, sobre a produção de imagens no calor da hora e a estética do ativismo visual, indo da arte postal ao cinema de streaming. Às 17h, Dorrit Harazim, jornalista e colaboradora da ZUM, conversa com a socióloga canadense Lorna Roth sobre tecnologia e racismo na indústria fotográfica, tema de artigo publicado na ZUM #10. E às 19h o fotógrafo e artista Arthur Omar conversa com o professor e crítico Ismail Xavier sobre as fronteiras entre a fotografia e o cinema.

Filipe Pecanha, um dos integrantes do Mídia Ninja | Foto: Divulgação
Filipe Pecanha, um dos integrantes do Mídia Ninja | Foto: Divulgação

Durante todo o sábado, o terraço da Biblioteca recebe também a ocupação Casa Plana, com uma feira de publicações fotográficas com os seguintes expositores: Companhia Rapadura, Editora Criatura, Editora Madalena, Truque, Vibrant, Kaput, 4478zine, Fotos dos outros, Editora Olhavê, Max Pereira, Alexandre Furcolin e Walter Costa. Além de uma bike-laboratório de produção de retratos em ambrótipos, técnica utilizada no século 19 e revivida por Roger Sassaki.

O festival termina no domingo com um campeonato de fotolivros organizado pelo grupo Trama na sede da Casa Plana, entre 14h e 18h. A ideia do encontro é debater os lançamentos brasileiros, com a participação do público, dividido em times que argumentam contra ou a favor de cada título. O festival tem curadoria de Thyago Nogueira, editor da publicação e coordenador de fotografia contemporânea do IMS. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ZUM 5 ANOS

3 de dezembro, sábado, das 11h às 21h

Biblioteca Mário de Andrade

SALA ARTES – TERRAÇO

11h-21h

Feira de publicações e ocupação Casa Plana

Expositores: Companhia Rapadura, Editora Criatura, Editora Madalena, Truque, Vibrant, Kaput, 4478zine, Fotos dos outros, Editora Olhavê, Max Pereira, Alexandre Furcolin e Walter Costa

Retratos em ambrótipo, de Roger Sassaki

11h-13h30

Arte/xerox, oficina com Mario Ramiro

 AUDITÓRIO

15h

Imagens urgentes: da arte postal ao cinema de streaming

Paulo Bruscky e Mídia Ninja conversam com Ivana Bentes

17h

Questão de pele: tecnologia e racismo na indústria fotográfica

Lorna Roth conversa com Dorrit Harazim

19h

Sem fronteira: uma viagem entre o cinema e a fotografia

Arthur Omar conversa com Ismail Xavier

20h30

Coquetel de encerramento

4 de dezembro, domingo, das 14h às 18h

Casa Plana

14h-18h

Campeonato de fotolivros: venha debater os lançamento brasileiros

Organizado por TRAMA

 

Fonte: Revista Zum

Artigos relacionados