Em SP: “Heróis do Fogo” é uma homenagem à coragem e empenho dos bombeiros

Eles são estimados e respeitados por todos, trata-se de uma compreensiva unanimidade, afinal quem não admira os bombeiros? Este é o tema da exposição “Heróis do Fogo”, uma sincera e justa homenagem que o fotógrafo Alberto Takaoka apresenta ao público após dedicar 10 anos de trabalho registrando o intrépido cotidiano dos bombeiros. O empenho corajoso para salvar vidas e minimizar tragédias em meio a situações de extremo perigo é o conteúdo exibido nas 46 imagens impactantes da exposição que será inaugurada dia 4 de maio no Conjunto Nacional (Espaço Cultural do Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073 – Consolação – São Paulo/SP)

As qualidades destes profissionais no momento da ação como o destemor, agilidade, disciplina e técnica foram assimiladas pelo fotógrafo que atua diretamente nos momentos das ocorrências. Alberto é o único profissional que obteve autorização para acompanhá-los. Além de incêndios, presenciou muitos acidentes de automóveis, salvamentos de pessoas em diversas situações de perigo, ameaças de suicídio, pessoas soterradas e  desabamentos de edificações.  Os incêndios do Memorial da América Latina, em 2013, e dos seis tanques de combustíveis em Santos, em 2015, que ardeu durante 192 horas, por nove dias, foram outros eventos marcantes das coberturas fotográficas realizadas por Alberto.

Foto: Alberto Takaoka

O fotógrafo e o fogo

Tudo começou em 2007 durante a horrível noite do acidente da TAM, Alberto estava em casa e sua atenção se voltou para a notícia na tv, sua alma de fotojornalista instintivamente despertou e ciente da urgência dos momentos históricos que necessitam ser documentados, pegou sua câmera, entrou no carro e disparou em direção ao Aeroporto de Congonhas. No primeiro momento seu interesse era a catástrofe em si. Mas logo ele se impressionou com a ação do Corpo de Bombeiros.

“Comecei a perceber através das minhas lentes o lindo trabalho dos bombeiros. Então tomei a decisão de falar com o comandante da corporação para ver se eu poderia ficar mais próximo deles. Mostrei as fotos que eu já tinha feito. Eles gostaram e me autorizaram a ficar mais próximo”, lembra o fotógrafo.

Dez anos depois o fotografo possui um impressionante acervo de fotografias, provavelmente o único dedicado de forma sistematizada a registrar tão próximo a ação dos bombeiros. Nas palavras do curador Eder Chiodetto “este acervo é um patrimônio iconográfico que deve ser preservado tanto pelo seu potencial documental, quanto pelo seu valor estético, suas imagens não se restringem a momentos extraordinários. O cansaço, a emoção, a determinação, a coragem e o temor perpassam os semblantes desses heroicos profissionais. Fica claro, nestas fotografias, que por trás de um Corpo de Bombeiro há sempre uma legítima e pulsante alma de bombeiro”.

As fotografias exibidas na exposição “Heróis do Fogo” fazem parte do livro homônimo lançado em dezembro de 2017 pela Ipsis Gráfica e Editora.

Foto: Alberto Takaoka
Sair da versão mobile