No próximo domingo (11), o projeto Casas de Belo Horizonte realizará a segunda edição do “Fotografa BH”, uma caminhada fotográfica pelas ruas da cidade com o objetivo de registrar as fachadas das casas antigas da capital mineira e um pouco da história de cada uma delas. A atividade é gratuita e aberta a qualquer pessoa que tenha interesse por fotografia, arquitetura e também pelas casas da cidade. Basta levar o equipamento fotográfico, seja uma câmera DSLR ou um smartphone.
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto e fotógrafo Ivan Araújo. Ele conta que o interesse por fotografia surgiu antes mesmo de entrar na faculdade.
“Desenvolvi o gosto pela fotografia e me aprofundei individualmente no tema, lendo e praticando por conta própria”, explica. “Hoje minha principal atuação ainda é como arquiteto, mas desenvolvo trabalhos como fotógrafo de arquitetura, de interiores e exteriores, e tenho procurado me aproximar cada vez mais deste campo.”
Segundo Ivan, o curso de Arquitetura lhe proporcionou um novo olhar para as formas, estruturas e a própria cidade. Ele destaca a importância do projeto para o desenvolvimento da relação que os participantes têm com a cidade:
“Penso que o projeto tem contribuído para voltar o olhar das pessoas para o patrimônio arquitetônico que ainda temos e para despertar o interesse geral de todos sobre o tema.Vejo que isso é fundamental para entender nossa cidade e projetar a que queremos.”
Essa edição da caminhada vai contemplar as casas do bairro Funcionários, em um percurso de aproximadamente dois quilômetros. Ao fim do passeio, será realizado ainda um concurso através do Instagram com as imagens dos participantes, valendo um livro de arquitetura. Para saber mais sobre a caminhada, acompanhe a página do evento no Facebook.