Em 1899 era feito um dos primeiros retratos debaixo d’água

A história da fotografia é algo fascinante. É incrível notar como a criatividade conseguia vencer as adversidades, como no caso do primeiro “drone” da história, uma pipa. E assim como era dificílimo colocar uma câmera no ar, o mesmo nível de dificuldade se encontrava em ir com a câmera para baixo da água.

Outra foto feita por Louis Boutan, aqui um autorretrato
Outra foto feita por Louis Boutan, aqui um autorretrato

O feito foi realizado pelo biólogo, mergulhador e fotógrafo francês Louis Boutan, que em 1893 começou a desenvolver uma câmera para fotografar debaixo d’água. Anos depois, em 1899, Boutan desenvolvia seu louco aparato de flash debaixo d’água, que é este com um barril que você vê no esquema abaixo:

A foto que mostra um mergulhador é rodeada de mistério sobre como foi feita – muitos dizem se tratar de um autorretrato ou que teria sido tirada em 1893. Mas o mais provável é que tenha sido na verdade uma foto feita por um mergulhador romeno, Emil Racovitza. A imagem mostra Louis Boutan em Banyuls-sur-Mer, no Sul da França. O Barcelona Underwater Festival recriou o ambiente e equipamentos de Louis Boutan:

Louis Boutan foi um pioneiro da fotografia francesa. No começo, ele trabalhou para um laboratório de biologia marinha onde se apaixonou por mergulho. Com o passar do tempo, Boutan queria mostrar às pessoas o mundo subaquático que tinha o privilégio de experimentar.

Com a ajuda de seu irmão, Louis inventou sua câmera subaquática em 1893. Na época, foi considerada avançada porque o fotógrafo/mergulhador poderia ajustar seu diafragma, placa úmida e obturador debaixo d’água. No entanto, o maior desafio para Louis era de iluminação. Com a tecnologia de flash disponível, demorava meia hora para que as fotos fossem expostas corretamente debaixo d’água.

Então em 1899, inventou uma lâmpada que queimava com álcool em um tambor cheio de oxigênio. É utilizado um bulbo de borracha para soprar pó de magnésio para a lâmpada, criando um flash. Mesmo que esta criação produzisse muito melhor iluminação do que seus pares, ainda era muito grande. Boutan continuou seu trabalho e fez flashs mais e mais compactos e portáteis, caixas de câmera menores e lentes melhoradas. Louis Boutan foi um dos poucos (senão o único) fotógrafo subaquático de seu tempo e levou a fotografia muito além.

Fonte: Bored Panda

Sair da versão mobile