Inspiração

Ele nasceu sem mãos e pernas e é fotógrafo profissional

Muitas vezes desanimamos diante de pequenos problemas do nosso dia-a-dia. Outras vezes, não buscamos forças dentro de nós mesmos para superar desafios e limites. Embora, na maioria das vezes, com dedicação e vontade poderíamos vencer esses obstáculos. Mas esse não é o caso do indonésio Achmad Zulkarnain, 28 anos, conhecido pelo nome artístico de DZOEL. Ele nasceu sem as mãos e pernas e mesmo assim se tornou fotógrafo profissional, professor de fotografia e editor de imagens. Ele superou e supera todos os dias seus limites físicos para realizar seus sonhos dentro e fora da fotografia.

Sua paixão por fotografia começou quando trabalhava num cyber café, que oferecia também alguns serviços fotográficos. Ele se interessou pela profissão e, assim que pode, financiou sua primeira câmera. Depois mergulhou nos estudos, aprendeu mais e mais sobre como fotografar até se tornar um fotógrafo profissional. Com extrema habilidade, Dzoel manuseia sua câmera normalmente sem qualquer tipo de apoio. Troca as lentes. E ainda faz a edição e retoque de suas fotos no computador. “Eu tenho meu próprio jeito de fazer as coisas”, disse Dzoel à TV Al Jazeera, que fez um documentário sobre o fotógrafo (veja no final desta matéria). Dzoel usa a boca para ligar e desligar a câmera e pedaços de pele extras que possui no braço para pressionar o botão disparador.

Para se deslocar de um lugar para outro, Dzoel dirige um veículo personalizado, no estilo kart, que ele projetou e que seus amigos e familiares o ajudaram a construir.

Atualmente, além de fotografar, Dzoel estuda direito, anda de skate, toca piano e dá palestras de motivação para outras pessoas sobre não desistir de suas paixões e permanecer positivas. E assim é a vida de superação de Dzoel, desde quando foi abandonado pelos pais quando era criança.

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe

Altair Hoppe é CEO da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, Vol. 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico (Rede Globo) e também participou de alguns episódios do programa Encontro com Fátima Bernardes. É diretor da iPhoto Editora.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário