Edição

Como corrigir cores de modo rápido no Photoshop

Existem várias maneiras de corrigir as suas imagens usando os softwares Photoshop e Lightroom, e o que mais se busca hoje em dia é agilidade na hora da edição. Neste vídeo, Jesús Ramirez, do Photoshop Training Channel, dá uma dica que vai acelerar esse processo de forma significativa. Ele ensina como definir os algoritmos do Photoshop em apenas alguns segundos, para que você possa alterar o balanço de branco com um único clique na próxima vez que precisar.

  1. Para começar, você pode usar a camada de ajuste Curves ou Levels, mas Jesús está demonstrando a técnica usando uma camada Curves. Basicamente, você fará uso do modo automático dessa camada, mas ajustará o conteúdo para que ele corrija o equilíbrio de branco de sua foto em alguns cliques.
  2. Se a foto tiver um tom colorido que você deseja corrigir, ao clicar no botão Auto, você poderá notar que a camada Curvas ajusta o contraste em vez do balanço de branco. Para ajustar isso, segure a tecla Alt/Option e clique no botão Auto. Isso trará as opções de correção automática de cores.
  3. Nesta janela, você pode escolher entre quatro algoritmos diferentes. O Photoshop seleciona “Enhance Brightness and Contrast” por padrão, e em vez disso, clique em “Find Dark and Light Colors”. Segundo Jesús, essa opção oferece os melhores resultados na maioria dos casos. Além disso, marque a caixa “Snap Neutral Midtones”, e você pode salvar essas configurações como padrão marcando a caixa “Save as defaults”.

Como funciona?

O que esse algoritmo faz é o que você também pode fazer manualmente. Ao abrir a camada de ajuste Curves, você pode abrir um canal para corrigir as cores. Se o histograma for exibido dentro da camada Curves, arraste o ponto preto até atingir os dados no histograma e faça o mesmo com o ponto branco.

Basicamente, isso é o que o algoritmo faz com suas imagens. Então, se você usar isso como padrão, será capaz de corrigir as cores das suas imagens com um único clique. Porém, nem sempre funciona perfeitamente, e Jesús explica o que fazer quando isso acontece.

E se não der certo?

Se esta técnica não der o resultado ideal, Jesús sugere alguns ajustes adicionais. Quando você aplica a camada de ajuste Curves e clica nos ajustes automáticos, há mais um passo a ser dado. Clique no conta-gotas de ponto cinza dentro da camada Curves e clique em qualquer lugar na imagem onde deveria estar cinza natural. A foto deve ficar muito melhor.

Fonte: DIYPhotography


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!