Drones: perigo à vista?
O uso de drones deve se expandir cada vez mais em todo tipo de sessão fotográfica, principalmente porque o mercado começa a se tornar concorrido e baratear preços. A questão é: qual o preparo necessário para o uso deste equipamento? Conversamos com o videomaker Daniel Cajal, proprietário da Milkie Studios, de Balneário Camboriú/SC. Ele utiliza drones há algum tempo e nos deu algumas dicas sobre esses supostos “brinquedinhos”.
A preocupação em conversar sobre o assunto surgiu principalmente ao assistirmos o vídeo abaixo. O casal de noivos do vídeo foi atingido por um drone em alta velocidade, em uma manobra arriscada demais. Para Daniel Cajal, o piloto do vídeo é inexperiente. “Já na decolagem percebem-se manobras bruscas e correções sem precisão. Aos 1:12, o drone cai em queda livre colidindo contra o solo e volta a voar”.
Além disso, o local escolhido não é apropriado, “local cheio de árvores, com obstáculos e sem uma distância segura para os noivos”, analisa Cajal. O videomaker explica que, fora a gafe da pilotagem, o fotógrafo/piloto do drone não parece ter muita noção de enquadramento nem de configuração da câmera. “Resumindo, um case de como não se deve utilizar um drone”.
Daniel Cajal adquiriu seu primeiro drone em 2009, importado da China. Ele conta que teve dificuldades em aprender a pilotar pela falta de informação disponível na época. Porém, hoje o conteúdo é difundido, com simuladores e até workshops para futuros pilotos. “Trabalho com filmagens aéreas há mais de 5 anos e continuo praticando semanalmente em simuladores e com um drone de treino que temos na produtora”, explica.
Apesar de não existir uma legislação específica sobre pilotar drones no Brasil, ele alerta que a aparência de brinquedo pode causar a impressão de serem inofensivos, o que não é o caso. Nos EUA, já existem lugares onde não se pode pilotar estes equipamentos. Daniel Cajal acredita que não há limites para a utilização do equipamento, pois cada produção é única, mas é preciso prudência e bom senso. “A popularização do drone revolucionou a indústria audiovisual mundial, de certa forma é natural acontecer muitos erros e acidentes como o vídeo do casamento. Por isso é muito importante aprendermos uns com os outros para evitar este tipo de problemas”.
Um Comentário