Dia de celebrar a fotografia na lata

Esqueça, pelo menos no próximo domingo (28), das facilidades da fotografia digital, da moleza de conferir a imagem no display da câmera, dos megapixels e todas essas modernidades. Domingo é dia de promover a fotografia de raiz, o Dia Mundial da Fotografia Pinhole.

A data será marcada por atividades em todo o mundo. No Brasil, a Associação Fotoativa, de Belém (PA), o Núcleo Imagem Latente, de Belo Horizonte (BH), o grupo Imagineiro e o site Queimando o Filme, de São Paulo, são algumas das entidades, grupos e pessoas engajadas na proposta de popularizar esse tipo de prática, com a realização de atividades como oficinas, palestras e saídas fotográficas.

Também conhecida por fotografia de orifício, a técnica consiste no uso de uma lata de leite em pó ou qualquer outro recipiente que possa ser vedado. Depois é feito um pequeno orifício, para que, por meio dele, a luz possa sensibilizar o papel fotográfico inserido dentro da embalagem, procedimento que remete à câmara obscura dos primórdios da fotografia.

Para saber mais sobre o Pinhole Day, acesse www.pinholeday.org.

Artigos relacionados