Documentário mostra os primórdios da fotografia
Lançado em 2012, o documentário “Os primórdios da fotografia (1850-1860)“, do diretor Stan Neumann, é um material histórico e fundamental para compreendermos o início e a evolução da fotografia no seu princípio. Em meados do século 19, vinte e cinco anos após sua invenção, a fotografia ainda era considerada uma mera curiosidade científica.
Mas entre 1850 e 1860 uma dezena de fotógrafos, na França e na Inglaterra, lutava para que a fotografia fosse admitida com arte. Será a década de Nadar, Le Gray, Baldus, Robison, Rejlander e Roger Fenton. Sendo, Fenton, o primeiro a explorar todas as possibilidades da criação fotográfica e sua relação com a realidade.
Este documentário se propõe a fazer-nos descobrir de forma original e lúdica os “segredos da fabricação” destes pioneiros da fotografia que, em poucos anos, desenvolveram, em suportes e técnicas de grande diversidade, uma gramática fotográfica. O documentário possui 26 minutos. O audio original é em Francês, mas está legendado em português.