Direito Autoral

Fotógrafo reclama que teve ensaio copiado em clipe da banda Gorillaz

Livros de fotografia

Em 2016, o fotógrafo norte-americano Jairo Melara, da empresa de fotografia Fifth District, de Los Angeles, fez uma sessão de fotos com uma modelo usando patins em Venice Beach. Melara diz que ficou surpreso no início deste ano quando a banda Gorillaz lançou seu videoclipe para a música “Humility”.

No vídeo, dirigido por Jamie Hewlett, o membro da banda virtual 2D é visto em patins com uma roupa quase idêntica e no mesmo local utilizados por Melara durante o ensaio. Desde que foi publicado, em 31 de maio, o videoclipe já recebeu mais de 42 milhões de visualizações apenas no YouTube. Assista abaixo:

“Eu sei que isso soa louco, mas as semelhanças são demais”, diz Melara ao site PetaPixel. “Ambos foram gravados em Venice Beach. Eu gravei e lancei minhas filmagens em 2016. Eles lançaram o vídeo este ano [2018]. As imagens foram georreferenciadas quando postadas em mídias sociais. Tenho certeza de que elas foram encontradas.”

Melara diz que é fã da banda e que simplesmente queria ter sido consultado se o conteúdo dele realmente inspirou a aparência do vídeo. “Eu não estou querendo nada deles”, disse. “Só acho legal que as pessoas perguntem se podem usar o conteúdo do fotógrafo como inspiração.” Veja abaixo algumas das fotos:

Foto: Jairo Melara
Foto: Jairo Melara

Na enquete criada pelo site PetaPixel, ate o momento, 58% dos leitores acreditam que “esse tipo de inspiração não requer permissão ou crédito”. E aí, o que você acha sobre esse caso? A semelhança do videoclipe com o ensaio é apenas uma coincidência, inspiração ou cópia?

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário