Direção de pessoas: como as palavras certas melhoram suas fotos

Dirigir pessoas não se limita ao momento da sessão de fotos, mas possui relação com comunicação e confiança. As pessoas deixam-se dirigir quando entendem o que você busca e sentem-se confiantes.

Sabemos que 92% da comunicação humana são feitos através da expressão corporal e tom de voz; apenas 7% se relaciona às palavras. Mas apesar de ser tão pouco, o poder das palavras certas no momento oportuno muda surpreendentemente as reações das pessoas que estamos dirigindo.

Direção de pessoas

Um exemplo: quando falamos a uma gestante e pedimos a ela: “Coloque a mão na barriga”. Se usarmos outras palavras, como: “Toca, sente o Pedro (seu filho)”, isso muda a reação da mãe, pois nesse momento a direcionamos para tocar e sentir seu filho. Além disso, o chamamos pelo nome e, no atual estágio da futura mamãe, não há nome que soe mais lindo aos seus ouvidos.

O tom de voz também é fundamental. Outro exemplo simples: se estiver dirigindo uma criança e quiser que ela faça movimentos rápidos e alegres, fale rapidamente, alto, sorrindo e coloque uma música animada. Mas, se a criança estiver com sono e irritada, fale baixo, calmamente, coloque uma música calma. Se quiser que ela durma, deixe o estúdio com pouca luz, coloque uma música de ninar e ela se deixará levar, logo dormirá e a sessão enriquece a cada sentimento despertado.

Direção de pessoas

A importância da confiança na direção de pessoas

Cada pessoa possui um jeito de ser e de se expressar. Então, é preciso entender, aceitar e saber que são essas características que nos darão imagens completamente diferentes umas das outras.

Tudo, exatamente tudo está interligado, não há como separar as coisas. Precisamos de muita confiança e, quando a adquirimos, é muito simples dirigir – e quando me refiro a confiança, falo também da autoconfiança, pois é ela que nos dá segurança no jeito de agir, de falar e de olhar, o que se reflete nas pessoas que dirigimos. Quando essas pessoas confiam na gente, como pessoas e como profissionais, elas se entregam ao ponto de ficar de cabeça para baixo, caso você peça, pois têm certeza de que você fará uma fotografia linda. Isso é confiança!

Conquistamos reputação e confiança no dia a dia, em cada trabalho que realizamos, em como cada pessoa fica satisfeita ao sair do nosso estúdio e, principalmente, em cada fotografia que mostramos ao mundo.

Tudo é resultado. Se fizermos o nosso melhor com comprometimento, dedicação e amor, teremos bons resultados. Mas se fizermos apenas por obrigação, aparências e dinheiro, podemos nos manter por algum tempo, mas logo tudo se desconstrói e teremos resultados decepcionantes.

Enfim, o segredo para direcionar pessoas é confiança, boa comunicação, paciência e muito amor.

Artigos relacionados