Se você já esteve do outro lado da câmera, sabe exatamente como pode ser desconfortável quando você não recebe nenhum feedback do fotógrafo. E mesmo que você fique mais à vontade nos ensaios, é sempre bom receber um comentário positivo e, geralmente, quanto mais inexperiente for a pessoa na frente da lente, mais você precisa se comunicar com ela. Isso vale para modelos, cantores, atrizes e o resto de nós, meros mortais. Então como fazer a direção de pessoas ser mais eficiente?
Neste vídeo, você verá o fotógrafo Peter Coulson dando conselhos reais para a nova modelo Layla em suas primeiras fotos. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português, mas abaixo também destacamos no texto os principais pontos do vídeo.
O primeiro ponto que Peter destaca é o quão desconfortável Layla é quando ele começa a fotografá-la sem dizer nada a ela. E ele está certo, basta olhar para a linguagem corporal dela. Suas mãos estão juntas uma na frente da outra, fechando seu corpo. É um pouco difícil de assistir e ela está obviamente se sentindo constrangida e não sabe o que fazer.
Tudo isso muda quando ele começa a conversar com ela. Agora ele traz um ponto realmente interessante e chama a atenção da modelo para seus músculos faciais. Ele diz que quando uma pessoa está se sentindo tensa, ela normalmente tensiona a mandíbula, mesmo que não perceba. Acho isso muito com os meus temas de retrato, a mandíbula mantém muita tensão e Peter diz que pode realmente distorcer a aparência natural de um rosto.
Peter diz que o que você faz com todo o seu corpo afeta o seu rosto. Ele pede a Layla para representar alguns cenários. Primeiro, ele pede que ela seja uma mulher forte e poderosa, seguido por uma personalidade recatada e fofa. Ele então a posa para melhor retratar essas duas posições. Na pose forte e poderosa, ele pede a ela para ficar com os pés mais afastados e olhar intensamente para baixo da lente. Ele então mostra a ela como desviar o olhar e redefinir se as coisas estão ficando demais. Essa pode ser uma ótima maneira de ajudar qualquer pessoa na frente da câmera a relaxar por alguns segundos. Basta olhar para outro lugar e, em seguida, voltar para a câmera para fazer o assunto relaxar novamente.
Para Peter, tudo gira em torno dos olhos, e ele incentiva Layla a se lembrar de uma época em que ela usava os olhos e a expressão para obter algo de seu pai. Funciona e Layla sabe exatamente o que fazer! Ele então explica a Layla que, como modelo, ela tem o poder de exigir que o fotógrafo tire a foto, e não o contrário. Imediatamente seu comportamento muda e junto com uma mudança de roupa, ela começa a se tornar mais autoritária.
É uma arte muito sutil e Peter tem muita experiência em conseguir o que precisa de seus modelos. É uma visão fascinante de como um fotógrafo experiente pode treinar um novo modelo e ajudá-lo a se sentir confiante por trás da lente. [via DiyPhotography]