Tendência

Direção de pessoas: fotógrafo ensina com deixar qualquer pessoa relaxada na frente das lentes

Se você já esteve do outro lado da câmera, sabe exatamente como pode ser desconfortável quando você não recebe nenhum feedback do fotógrafo. E mesmo que você fique mais à vontade nos ensaios, é sempre bom receber um comentário positivo e, geralmente, quanto mais inexperiente for a pessoa na frente da lente, mais você precisa se comunicar com ela. Isso vale para modelos, cantores, atrizes e o resto de nós, meros mortais. Então como fazer a direção de pessoas ser mais eficiente?

Neste vídeo, você verá o fotógrafo Peter Coulson dando conselhos reais para a nova modelo Layla em suas primeiras fotos. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português, mas abaixo também destacamos no texto os principais pontos do vídeo.

O primeiro ponto que Peter destaca é o quão desconfortável Layla é quando ele começa a fotografá-la sem dizer nada a ela. E ele está certo, basta olhar para a linguagem corporal dela. Suas mãos estão juntas uma na frente da outra, fechando seu corpo. É um pouco difícil de assistir e ela está obviamente se sentindo constrangida e não sabe o que fazer.

Tudo isso muda quando ele começa a conversar com ela. Agora ele traz um ponto realmente interessante e chama a atenção da modelo para seus músculos faciais. Ele diz que quando uma pessoa está se sentindo tensa, ela normalmente tensiona a mandíbula, mesmo que não perceba. Acho isso muito com os meus temas de retrato, a mandíbula mantém muita tensão e Peter diz que pode realmente distorcer a aparência natural de um rosto.

Peter diz que o que você faz com todo o seu corpo afeta o seu rosto. Ele pede a Layla para representar alguns cenários. Primeiro, ele pede que ela seja uma mulher forte e poderosa, seguido por uma personalidade recatada e fofa. Ele então a posa para melhor retratar essas duas posições. Na pose forte e poderosa, ele pede a ela para ficar com os pés mais afastados e olhar intensamente para baixo da lente. Ele então mostra a ela como desviar o olhar e redefinir se as coisas estão ficando demais. Essa pode ser uma ótima maneira de ajudar qualquer pessoa na frente da câmera a relaxar por alguns segundos. Basta olhar para outro lugar e, em seguida, voltar para a câmera para fazer o assunto relaxar novamente.

Direção de pessoas: fotógrafo ensina com deixar qualquer pessoa relaxada na frente das lentes
Usando uma direção de pessoas eficiente é possível deixar as poses mais naturais

Para Peter, tudo gira em torno dos olhos, e ele incentiva Layla a se lembrar de uma época em que ela usava os olhos e a expressão para obter algo de seu pai. Funciona e Layla sabe exatamente o que fazer! Ele então explica a Layla que, como modelo, ela tem o poder de exigir que o fotógrafo tire a foto, e não o contrário. Imediatamente seu comportamento muda e junto com uma mudança de roupa, ela começa a se tornar mais autoritária.

É uma arte muito sutil e Peter tem muita experiência em conseguir o que precisa de seus modelos. É uma visão fascinante de como um fotógrafo experiente pode treinar um novo modelo e ajudá-lo a se sentir confiante por trás da lente. [via DiyPhotography]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.