Direção de modelos

6 dicas de direção de modelo

congresso de fotografia

Uma das maiores dificuldades dos fotógrafos é a direção de modelo, saber coordenar essa área na fotografia é um grande diferencial e traz inúmeras melhorias. Cursos, oficinas, palestras e prática ajudam muito no desenvolvimento, mas nada melhor do que umas dicas de uma modelo. Arianne Hargravea vem atuando na área a cerca de quatro anos, com destaques na Vogue Itália, Scorpio Jin e na capa da revista Afi. Confira as dicas:

1) Crie um ambiente de trabalho saudável

Durante muitos anos o trabalho das modelos foi tratado com descaso por inúmeras profissões, há uma grande lista de fotógrafos e estilistas que as tratam sem respeito, como se o trabalho de modelo fosse um favor.

Oferecer alimentação, proteção solar, cobertor quando estiver frio, pausas para ir ao banheiro e o que mais estiver ao alcance para que a modelo se sinta confortável é a primeira dica de Hargrave. Estes simples atos podem fazer com que o seu ensaio flua de uma maneira muito positiva, além do que educação vem em primeiro lugar.

Foto:
Simon King

2) Contratos e benefícios

Conhece a expressão TFP? Ela significa “Time For Prints” (ou “Time For Photographs”) é uma troca mútua entre o fotógrafo e o modelo, consiste em a modelo receber cópias de algumas fotografias posadas para utilização em portfólio e divulgação. Além disso as divulgações realizadas pelas modelos sempre acompanham o nome do fotógrafo o que acaba gerando uma certa divulgação.

Mas seja justo nesse momento, o fotógrafo precisa entregar boas fotos a modelo, caso exista alguma questão de divulgação inclua no contrato. Mas é sempre bom entender que apesar de uma boa direção o desempenho da modelo depende dela, o que significa que há uma enorme contribuição com o trabalho do fotógrafo. Essa parceria pode ser vista nos trabalhos de moda, onde o fotógrafo e a modelo acabam realizando diversos trabalhos juntos.

Foto:
Simon King

3) Respeitando limites

Na primeira dica falamos sobre criar um ambiente saudável, este terceiro tópico engloba essa questão porém com questões um pouco mais delicadas. A indústria de moda é muitas vezes machista, no começo do ano o falecido diretor criativo da Chanel Karl Lagerfeld disse que “se você não quer que suas calças sejam puxadas, não se torne um modelo”. Isso pode significar muitas coisas, principalmente assédio.

Precisamos ser sinceros de que há fotógrafos que passam dos limites com modelos, pessoas que estão na área manchando o nome da fotografia e além de tudo ultrapassando o limite do respeito. Se você conhece uma pessoa assim, por favor, avise-a deste erro absurdo.

Caso uma modelo peça para levar um acompanhante não a proíba, você precisa criar uma situação confortável e deixá-la relaxada para que a sessão fotográfica flua da melhor forma possível. Respeito com a modelo é a melhor forma de criar um bom clima na sessão.

Foto:
Simon King

4) Seja específico

Assim como há fotógrafos iniciantes há modelos iniciantes e muitas vezes fotografá-los pode dar um pouco mais de trabalho. Procure direcionar a modelo mostrando a pose, seja paciente e caso não fique claro repita. Algumas vezes o erro pode estar no modo como você está direcionando a pose, pense nisso.

Antes das sessões fotográficas organize um catálogo de poses básicas e podem combinar com a sessão fotografada. Crie uma comunicação com a modelo isso vai ajudar ambos a realizar o trabalho e trazer um bom resultado.

Foto:
Simon King

5) Não desvalorize o trabalho do modelo

Respeito é um dos maiores tópicos na relação fotógrafo/modelo. Não desvalorize o trabalho do modelo porque ele não conseguiu realizar uma pose, algumas vezes você também não consegue captar aquela foto perfeita, não é mesmo.

Não faça comentários maldosos que minimizem o trabalho do modelo, não compare um modelo iniciante com um profissional. Você já esteve nessa posição e caso queira um modelo profissional converse com o cliente sobre a verba.

Le Pham Xuan Nga

6) Dê os créditos

Todo fotógrafo odeia quando sai uma foto sua em algum lugar sem o crédito, o mesmo acontece com a modelo. Dê os devidos créditos, esse é o trabalho da modelo e ela também merece o devido respeito. Postou as fotos nas redes sociais e marcou a equipe inteira? Não esqueça da modelo.

Foto: Simon King

Fonte: PetaPixel

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!