Dicas para iniciantes na fotografia: abertura e profundidade de campo

Olá, hoje vamos dar seguimento à serie de artigos sobre o Storytelling na fotografia. No primeiro artigo falamos sobre a importância de conhecer os Planos e usá-los ao seu favor para contar suas histórias por meio da fotografia. Hoje vamos falar um pouco sobre a Abertura do Diafragma e a profundidade de campo como ferramenta de auxílio para você.

Abertura do Diafragma

Ao contar uma história, precisamos entender a importância de ter ou não mais profundidade de campo. Isso depende do que queremos que o espectador entenda, para simplesmente não abusarmos dos famosos “bokehs” ou acabarmos confundindo a atenção do público com tudo em foco. É também importante entender o visual desejável de cada trabalho que você está fazendo, por exemplo:

(Projeto Minhas Cores Meu Amor - http://minhascoresmeuamor.tumblr.com/)
Projeto Minhas Cores Meu Amor – http://minhascoresmeuamor.tumblr.com | Foto: Priscila Santos

Na imagem acima, temos a abertura de f /7.1, com essa profundidade conseguimos perceber as modelos interagindo num dos terços do quadro, mas também conseguimos visualizar o contexto onde elas se encontram: a praia e os prédios por trás com um horizonte bem definido. Além disso, conseguimos passar a sensação de amplitude, tranquilidade e liberdade.

(Projeto Minhas Cores Meu Amor - http://minhascoresmeuamor.tumblr.com/)
Projeto Minhas Cores Meu Amor – http://minhascoresmeuamor.tumblr.com | Foto: Priscila Santos

Já no exemplo acima, temos o diafragma em f/1.8, o que nos trás mais pra perto da interação dos rapazes. Conseguimos perceber o cenário ao seu redor, mas sem interferir no foco principal. As cores quentes e as expressões dos modelos nos trazem a ideia de aconchego e intimidade, as cores vibrantes fazem o contraponto mostrando a identidade do casal.

Ter em mente que tipo de trabalho você vai fazer e o estilo do seu cliente são peças chaves pra escolher que tipo de abertura usar. Por isso não crave a sua lente em 1.8: estude, ouse, pratique, erre e acerte.

Um bom trabalho e um excelente estudo a todos!

banner-poses-perfeitas2

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *