Neste episódio, vamos falar de reflexos e de como eles podem enriquecer nossa narrativa visual, seja ela em vídeo ou fotografia.
Temos reflexos em todos os lugares, superfícies de vidro e metal são espelhos, assim como poças d’água e outras superfícies reflexivas. Tudo isso são elementos que podemos utilizar em nossas imagens para subverter um pouco o realismo normalmente atrelado à fotografia e ao vídeo.
Com os reflexos podemos realizar inversões, duplicações, distorções e fragmentações que ampliam a informação visual, bem como a narrativa e o discurso atrelado a essas imagens.
Em um curta metragem recente, Almost9, usei reflexos em algumas cenas para ampliar as leituras possíveis nas imagens, bem como para fragmentar mais as composições. Isso me ajudou a compor uma narrativa que buscava mostrar as muitas faces do espaço urbano noturno, frio e chuvoso daquele vídeo. Também utilizei esse recurso em um dos meus primeiros curtas, Rain, mas de forma menos abstrata ou fragmentada, veja ambos abaixo:
Fotógrafo e diretor de fotografia, ARMANDO VERNAGLIA JR. vive em São Paulo, mas atua em todo o Brasil. Com mais de 16 anos de experiência na fotografia, é também professor de fotografia e cinema, consultor de imagem e palestrante.
.