Dicas do Vernaglia: fotografia noturna

Untitled-3

Neste episódio, o assunto é a fotografia noturna, um tema bastante popular entre fotógrafos, tanto profissionais como entusiastas.

Os aspectos abordados incluem o horário das fotos, para reter ou não alguma cor no céu, a abertura de diafragma para obter profundidade de campo e criar formas de estrelas nas luzes, a longa exposição, as regulagens de ISO e a escolha de lentes, entre outros aspectos.

Um dos pontos a serem observados é que, independente do que o fotômetro da câmera indique, em termos de sobrexposição ou subexposição, o fotógrafo deve buscar um estilo e uma estética para suas fotografias.

Assim, nas imagens mostradas no vídeo, muitas vezes o fotômetro da câmera apontava sub ou sobrexposição, mas sempre preferi ignorar a indicação do fotômetro nessas horas e usar as regulagens que já sei, por experiência, que produzem os efeitos que desejo. Acompanhe:

cid_C91C6F6C-D741-404A-BA9B-98F6D781FB67

 

Fotógrafo e diretor de fotografia, ARMANDO VERNAGLIA JR. vive em São Paulo, mas atua em todo o Brasil. Com mais de 16 anos de experiência na fotografia, é também professor de fotografia e cinema, consultor de imagem e palestrante.

.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Moro nos E.U.A..preciso de uma ajuda minha Camera e uma Nikon D7000..fui fazer umas fotos na praia a noite e a camera nao quiz clicar..qual a melhor lente para se fotografar a noite..por favor..abracos.

    1. Olá Robson, a câmera provavelmente não conseguiu focar e por isso não disparou, em situações de baixa luz, lugares escuros, é comum isso acontecer. Geralmente nessas situações, independente da lente, é mais fácil e rápido desligar o auto foco e focar manualmente. Para que o foco funcione bem em situações de baixa luz em geral precisamos de lentes claras, com abertura f2.8 ou mais ampla, como f2, f1.8 etc, pois aí a câmera consegue identificar melhor os contrastes da cena e então realizar o foco.
      []’s
      Armando