Colunistas Dicas de Fotografia Profissão: fotógrafo

Ser fotografo ou ser feliz?

Foto: Gourav Ahir

A profissão de fotógrafo é o sonho de muita gente. O desejo de saber tirar lindas fotos, viajando e conhecendo vários lugares diferentes, frequentando eventos sociais badalados… Quem não quer? Mas só quem é fotógrafo sabe quão árdua pode ser essa profissão. Não existem finais de semana e nem feriados. Não há tempo para família e amigos, pois enquanto eles estão descansando, ele está trabalhando.

Para cobrir um evento, o fotógrafo precisa de muitas horas. Pois não são apenas as quatro ou cinco horas que está na festa fotografando. Ele deve estar disponível bem antes do evento para começar a se organizar. E depois da festa, deve organizar o álbum, escolhendo as fotos que deverão ser editadas, editá-las, fazer o tratamento das fotos e finalizar o álbum.

Foto: Picjumbo
Foto: Picjumbo

Você é fotógrafo e está se sentindo isolado da família? Não tem tempo para suas coisas pessoais, esportes, saúde e qualidade de vida? Cuidado para não entrar em um ritmo acelerado e perigoso. Qualidade de vida. Essa é a palavra chave da atualidade. Muitas vezes deixamos a qualidade de vida de lado, para buscar realizações financeiras e esquecemos o que realmente importa. É preciso achar um meio termo, achar o equilíbrio para nosso bem físico, emocional e até espiritual. Mas como fazer isso? Simples! Mudando seus hábitos.

1. Planejamento

A primeira coisa a ser feita para começar a mudar sua vida é um planejamento. Organize-se. No seu planejamento, reserve tempo para se cuidar. Se puder, até mesmo terceirize! Ou diminua o fluxo de trabalho. Lembre-se: Não adianta ter muito trabalho e cair de cama, doente, sem poder trabalhar. Você só irá prosperar se tiver tempo para si mesmo.

2. Tempo para família e amigos

Antes de qualquer coisa, dedique tempo aos seus amigos, familiares e a pessoas que te querem bem. Eles são a base da nossa vida e muitas vezes não percebemos e deixamos escapar momentos bons, correndo atrás do que não importa tanto.

iphoto-ser-fotografo-ou-ser-feliz2

Se você tem filhos, aproveite. O tempo passa depressa, não tenha arrependimentos de ter visto a infância passar, apenas com as lentes da sua câmera, nos raros momentos que passaram juntos. Não deixe esses instantes se perderem, dê valor a quem te apoia acima de tudo. Planeje tempo pra eles.

3. Exercícios físicos

Mexa-se regularmente. Faça qualquer tipo de exercício físico: vá caminhar, frequentar uma academia, praticar algum esporte, luta, dança. Qualquer coisa que acelere o seu metabolismo já trará benefícios enormes para sua saúde, inclusive melhorando as atividades cognitivas, principalmente a memoria. Além disso, se exercitar alivia a tensão e o estresse. Diga não ao sedentarismo.

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

4. Alimentação saudável

Tenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Esse é um dos pontos essenciais para melhorar, se você está buscando qualidade de vida. Evite consumir gorduras, sódio e açúcares e aumente a quantidade de frutas, verduras, legumes e sementes oleaginosas. Essa é uma boa solução para começar a sentir-se bem.

5. Qualidade de sono

Independentemente de trabalhar a noite ou madrugada, o nosso corpo necessita de uma boa qualidade de sono para repor as energias. Portanto durma. Isso quer dizer: dormir BEM, por no mínimo 6 a 8 horas por dia.  A falta de sono pode impactar as nossas funções metabólicas, nos deixando irritadiços e sem disposição, além de diminuir nossa capacidade de concentração. Mude seus hábitos aos poucos e se planeje mais. Vai valer muito mais a pena aproveitar o HOJE, do que apenas o ONTEM através de algumas fotos.

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Afinal, “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”, já dizia Charles Chaplin.

Sobre o autor

Guilherme Antunes

Guilherme Antunes

Guilherme Antunes é colunista do iPhoto Channel. Fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Antunes atua há 13 anos com fotografia, sendo 5 deles dedicados à fotografia e filmagem casamento, realizando trabalhos em Florianópolis, Curitiba, Joinville e Blumenau/SC

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário