Qual é a forma mais segura de ter suas fotos online?

Você mostra suas fotos online apenas pelo Facebook? Ou então Instagram? Bom, eu tenho uma péssima notícia para você: ambas as redes diminuem a qualidade das fotos, não mostrando precisamente a definição e a nitidez das suas fotografias.

Isso acontece porque as redes sociais comprimem os arquivos, na intenção de deixá-los mais leves. Fora que não é tão seguro; além do fato das redes sociais mudarem a qualquer momento, ser hackeado e perder sua conta não é algo assim tão difícil de acontecer. Afinal, qual é então a melhor forma de ter sua galeria de fotos online?

Um site próprio

A resposta à pergunta anterior é simples: mantendo seu portfólio em seu próprio site. Particularmente, eu uso o Wix, a ferramenta mais intuitiva que mostra como criar um site para quem está começando, descomplicando todo o processo. E para fotógrafos ela tem uma facilidade: o Wix Pro Gallery.

Com essa ferramenta, é possível disponibilizar nosso trabalho fotográfico com a máxima qualidade disponível no meio online. Isso graças às configurações e recursos avançados de imagens, que permitem o controle sobre a qualidade e nitidez das fotos que publicamos no nosso site.

Alta qualidade de imagem

Em outras plataformas, não temos controle da compressão de dados, o que pode diminuir drasticamente a qualidade de nossa fotografia, como dito antes. Através da ferramenta Pro Gallery, é possível ajustar manualmente configurações como a quantidade de pixels, nitidez da imagem, raio e limiar, além da própria qualidade da imagem, sendo possível deixar em 100% das fotografias que você quer que seu cliente veja com total qualidade.

O ponto positivo dessa ferramenta é que podemos misturar fotos, vídeos e texto, e tudo isso não afeta a performance do site de nenhuma forma, mantendo a velocidade normal de acesso. Sem “fotos pesadas” na hora de carregar seu site.

Opções de layout

O Wix Pro Gallery tem 6 opções de layout disponíveis para a apresentação da galeria de fotos. Pra deixar a galeria mais interativa, dá pra usar o que eles chamam de “efeito mouseover”, que cria uma sobreposição de cor quando o visitante passa o mouse sobre a foto ou vídeo de sua galeria. Os vídeos também podem começar a rodar automaticamente em meio a galeria, o que cria uma vida à obra ali exposta.

Otimizado para qualquer dispositivo

Hoje a maioria das pessoas tem um celular no bolso e essa é a forma que tem o primeiro contato com o trabalho de muitos fotógrafos. Mesmo que depois, por exemplo, um casal que busca um fotógrafo para registrar seu casamento, pare em frente a um computador para analisar com mais detalhamento o trabalho daquele profissional, a indicação pode ter vindo de uma amiga ou um conhecido que passou o site do fotógrafo através de um link pelo Whatsapp.

Por isso, é importantíssimo que o site seja adaptado para smartphones, o que muita gente esquece na hora de ter um site com seu trabalho. O bom do Wix é que isso já é facilitado, e você consegue construir o site para smartphones depois de ter feito seu site para telas de computador, com simples ajustes.

Proteção contra cópia

Outro detalhe é a proteção contra cópia, que impede que pessoas façam download de suas imagens através do site. O Pro Gallery tem essa opção, caso você não queira suas fotos sendo baixadas por aí. Mas, apesar disso, não fica impossível de seus clientes compartilharem e indicarem seu trabalho através das redes sociais. É possível habilitar o compartilhamento facilitado, que permite que qualquer um poste suas fotos nas próprias redes sociais com só um clique. E os visitantes de seu site também podem deixar “coraçõezinhos” nas suas fotos, é só habilitar essa função.

Foto: Pixabay

Wix no Brasil

Para aqueles que não conhecem o Wix, e podem ficar com uma pulga atrás da orelha, é fato que a empresa já é bastante atuante no Brasil. No dia 7 de setembro de 2017, foi lançada oficialmente a parceria entre Wix e o Flamengo, durante o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro/RJ.

“É importante para nós organicamente criar a presença da nossa marca aqui. Através da parceria do Flamengo, podemos conectar com a maior base de fãs de futebol do Brasil, ao mesmo tempo em que narramos uma história que trabalha o amor das pessoas pelo esporte com a inovação”, contou Vivian Hernandez, head de comunicação e relações públicas da Wix.com na América Latina em entrevista para o Meio e Mensagem.

A parceria de patrocínio traz uma campanha publicitária bem engraçada, com o personagem Jura, um massagista que conta suas técnicas secretas “DJ muscular”, “massagem do tapa” e “terapia do grito”, por exemplo, junto com os jogadores Diego, Everton Ribeiro, Pará e Vinícius Jr.

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