Dicas de Fotografia

Proteja as suas Fotos Contra Roubos na Internet: O Que é a Marca d’água e Como Criar

iPhoto Editora

Você é um fotógrafo, um proprietário de uma loja online ou um blogueiro? Então talvez você precise lidar com o roubo de fotos e imagens. Use uma marca d’água para proteger suas fotos contra o roubo na Internet. Ela pode ser formada por um logo translúcido, o nome da marca ou nome do site. Neste artigo você aprenderá como criar uma marca d’água, por que ela deve ocupar pelo menos um terço da imagem e por que ela é importante para a promoção da marca. Você também aprenderá a como proteger seus direitos se a imagem for roubada.

Como Ficar Sabendo Sobre um Roubo de Conteúdo

Recomendamos que você use regularmente a pesquisa de imagens no Google. Faça upload da sua imagem no mecanismo de pesquisa ou cole o link no campo apropriado. No resultado exibido você verá todos os sites que usam a sua foto.

Outra maneira de tornar-se ciente sobre o roubo é pedir aos usuários da Internet que reportem caso vejam as suas fotos em outros lugares. Esse método funciona bem se você é bastante popular, por exemplo, você tem um blog nas redes sociais ou tira fotos profissionalmente.

Vantagens e Desvantagens do Uso de uma Marca d’água


Fontehttps://novostroev.ru

A confirmação da autoria da imagem e a promoção da sua marca são as principais vantagens da utilização de uma marca d’água. Falaremos sobre as nuances do uso da marca d’água abaixo.

Vantagens

Proteção. A confirmação da autoria é a principal tarefa da marca d’água. Como inserir uma marca d’água para proteger o conteúdo?

• coloque um sinal translúcido no centro da foto para que ele não possa ser cortado;

• use uma marca d’água grande: ela deve ocupar um terço da imagem;

• posicione o seu logo para cobrir vários detalhes: mesmo que a foto seja roubada e parte dela seja recortada junto com a marca d’água, será difícil ocultar os detalhes do seu logo no Photoshop.

Branding. Uma marca d’água é uma forma de publicidade e promoção da marca. Ao usá-la, quem ver a sua imagem na Internet descobrirá imediatamente quem é o autor do trabalho ou, caso você use o endereço do seu site, a pessoa poderá acessá-lo para obter mais informações sobre o seu trabalho. E frequentemente acontece de os golpistas roubarem as imagens, mas serem muito preguiçosos para remover a marca d’água. Desta forma fazem publicidade gratuita para você.

Desvantagens

Percepção. Se você seguir todas as regras para usar uma marca d’água (grande e no centro da imagem), poderá chamar a atenção mais para ela do que para a foto em si, afetando assim a percepção do seu trabalho. Durante o processo de adição da marca, fotógrafos experientes geralmente selecionam uma opção de tamanho e transparência que faz a marca d’água se encaixar harmoniosamente na imagem.

Hora de criar. Para proteger suas fotos, você terá que gastar tempo desenvolvendo uma marca d’água e depois pensar em como colocá-la nas fotos. Para criar uma marca d’água em alguns minutos, leia a próxima seção.

Como fazer uma marca d’água: uma instrução passo a passo

Ao criar um logo usando o serviço do Logaster, você receberá dois benefícios em um: você poderá usá-lo como marca d’água e como logotipo em todos os elementos da sua marca: no site, nas redes sociais e nos cartões de visita. Mostraremos a você como criar uma marca d’água passo a passo.

1. Na página principal do gerador online do Logaster, digite o nome da marca e clique no botão “Iniciar Branding”.

2. O serviço oferecerá dezenas de opções de logotipo. Na mesma etapa, você poderá adicionar um slogan, escolher um campo de negócios (incluindo fotografia) e as cores do logotipo.

3. Selecione seu logo favorito. Você poderá editá-lo, compartilhá-lo nas redes sociais ou enviá-lo aos colegas para saber a opinião deles. Você poderá editar o logo por um número ilimitado de vezes.

4. Quando você tiver decidido a versão final, faça o download da imagem nos formatos PNG, SVG, DOX, JPEG e PDF.

O que Fazer Se Sua Foto for Roubada

Você encontrou a sua foto no site de outra pessoa? Para começar, escreva para o dono do site reivindicando os direitos autorais. Verifique qual material foi roubado e forneça a prova de autoria. Você pode pedir para excluir a imagem ou para colocar um link para seu site dando crédito a você.

Se o site não responder à sua solicitação, vá para a próxima etapa que é entrar em contato com o Google. Acesse a seção “Suporte jurídico”, selecione um recurso na lista e faça uma solicitação preenchendo um formulário especial. O Google dá bastante atenção à proteção de direitos autorais.

Conclusão

Uma marca d’água é uma das principais maneiras de proteger seu conteúdo na Internet. Além disso, a marca d’água trabalha para promover a sua marca. Como proteger a sua foto contra roubo?

• crie uma marca d’água em alguns minutos usando o gerador de logotipo online;

• insira a marca d’água na foto: lembre-se de que ela deve ser grande o suficiente e estar em um local que não possa ser cortado sem perda de qualidade;

• verifique regularmente se suas fotos foram roubadas nos motores de busca;

• Se você perceber que sua foto foi roubada, entre em contato com os proprietários do site ou com o Google.