Dicas de Fotografia

4 dicas para decidir se é melhor manter a fotografia colorida ou converter para preto e branco

Foto: Radu Florin / Pexels
Livro de fotografia

Essa é uma dúvida cruel. A foto ficou fantástica colorida, mas também fica fantástica em preto e branco. E agora? Há muitas opiniões diferentes quando se trata de fotografia a preto e branco. Alguns fotógrafos inclusive amam fotografar apenas dessa forma monocromática. Por outro lado, outros preferem apenas colorido.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

Hoje em dia, a facilidade de conversão de cores através de softwares de edição pode se tornar um pouco de um problema. É tão simples mudar de colorido para preto e branco que isso pode causar sentimentos conflitantes sobre qual caminho a tomar. Confira algumas dicas para melhor decidir se a foto merece o tratamento P&B.

  1. A cor tem um grande impacto sobre a imagem?

Isto pode parecer um julgamento fácil de fazer, mas nem sempre é tão simples. A cor pode adicionar ou prejudicar o interesse por uma fotografia de forma inconstante. Pergunte a si mesmo: “Essa imagem depender exclusivamente da cor ou existem outros aspectos interessantes que podem ser enfatizados?”. Às vezes, as cores de uma imagem não estão dizendo tantas coisas quanto se você omitir essa informação da foto, valorizando as formas, linhas e outros detalhes da composição.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

Nesta imagem das girafas, a original com cores era uma imagem comum, com nada muito importante acontecendo. Tirando as cores e trabalhando mais no contraste foi possível trazer a tona um sentimento de carinho entre os animais.

  1. Existe luz ou contraste interessante?

Este é o lugar onde novos fotógrafos tendem a encontrar um pouco de dificuldade, porque ver uma boa luz ou contraste geralmente requer um pouco de pré-visualização. Mas não se preocupe. Treine “olhar em preto e branco” com sua imaginação a cena que você está vendo, o objeto, etc. É um exercício fácil e divertido.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

Quando você remove a cor da equação fotográfica, você é deixado apenas com diferenças de tom; luzes e obscuridades. Então, quando você vê que uma determinada cena ou o assunto apresenta a oportunidade de explorar contrastes e iluminação ou sombra, pode ser uma grande oportunidade para tentar preto e branco. Isso ajuda até mesmo a fazer melhores fotos coloridas. O grande Ansel Adam já dizia que poderia transmitir um maior senso de cores com imagens em preto e branco bem executadas usando apenas luz, sombra e sutilezas na textura.

  1. Existem texturas interessantes?

Quando pensamos em textura, podemos facilmente descrever em termos de como as coisas que se sentir fisicamente, do tato. Textura na fotografia, no entanto, pode ser um pouco mais difícil de colocar em palavras. Textura em uma fotografia tem de ser percebida com os nossos olhos e, em seguida, determinar se é lisa, áspera ou grosseira. Transformar o tátil tangível em uma imagem visualmente tangível requer prática e olho treinado.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

É aí que trabalhar em preto e branco pode ser a melhor escolha. Exemplos de texturas que funcionam bem para fotos em preto e branco são madeira, metais e pedras, plantas e até mesmo a pele humana. Iluminação direcional (luz que venha de lado, diagonal, de uma fonte só) ajuda a enfatizar as texturas.

  1. Qual é o humor que você pretende criar?

Sabe aquele momento em que você olha para uma foto e é imediatamente surpreendido pela emoção que ela passa? Isso é muitas vezes referido como o “estado de espírito” de uma foto. Poderia ser uma cena de rua sombria e chuvosa, ou uma imagem de um por do sol morno e acolhedor. Em qualquer caso, usar preto e branco é uma boa maneira de transmitir uma sensação de humor em sua fotografia.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

Ok, preto e branco normalmente transmite algo escuro, desolado, sombrio ou um tom etéreo a uma fotografia. Mas isso não significa que ele não funcione bem para imagens mais otimistas. Converta algumas de suas fotos de paisagens para preto e branco e veja como clima pode mudar. Retratos em preto e branco podem capturar uma parte mais pensativa da pessoa.

FONTE: DPS

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário