Dicas de Fotografia

Os filtros UV NÃO são projetados para proteger suas lentes

O fotógrafo Usman Dawood escreveu um artigo para o site Petapixel onde resolveu esclarecer se os filtros UV são ou não projetados para proteger as lentes. E ao invés de ficar na discussão com outros fotógrafos em redes sociais e grupos de fotografia, ele foi direto na fonte. Usman questionou os principais fabricantes. As respostas ele compartilha abaixo:

“No último mês, estive em discussões com vários fabricantes de filtros. Aqui está o que os fabricantes de filtros UV têm a dizer…

Zeiss

A primeira empresa com quem falei foi a Zeiss e confirmou claramente que os filtros UV foram projetados apenas para corrigir problemas ópticos.

“Eles são desenvolvidos apenas para solucionar problemas ópticos (polarizador – reduzir reflexos, saturação de cores).”

Perguntei se a Zeiss oferece cobertura ou suporte de garantia para os filtros se eles não protegerem a lente ou quebrarem do impacto. A Zeiss confirmou que não é o uso pretendido e, portanto, não é a base para uma reivindicação.

“Mas eles não foram desenvolvidos para proteger contra altos esforços mecânicos. E, portanto, o filtro anexado não é a base para enviar uma reivindicação de garantia. ”

Entendo que a pergunta sobre a garantia é uma pergunta boba. O motivo da pergunta era garantir que havia um certo nível de clareza. A Zeiss mencionou que os filtros UV podem evitar arranhões, mas a idéia de que ele pode oferecer proteção contra quedas ou impactos não é exatamente para o que eles foram projetados.

Hoya

Como cliente, comprei agora vários filtros ND da Hoya. Eu acho que eles fazem produtos brilhantes e os preços também são muito razoáveis. Eu recomendo Hoya e, por esse motivo, fiquei um pouco decepcionado com a falta de clareza.

Ao falar com eles, a Hoya confirmou que seus filtros Protector e UV foram projetados para proteger as lentes.

“Os filtros UV como protetores também são projetados com a intenção de oferecer proteção às lentes sem efeito negativo à qualidade da imagem.”

Quando perguntei sobre o tipo de proteção que os filtros UV oferecem, Hoya simplesmente respondeu que eles não fazem nenhuma reivindicação como essa.

“Nós não reivindicamos isso como um fabricante.”

Tentei ser mais específico e perguntei sobre proteção contra danos causados ​​por quedas ou projéteis e recebi uma resposta semelhante.

“Não há níveis específicos de proteção para filtros UV”.

Eu esperava respostas mais específicas de Hoya, mas, infelizmente, isso não era algo que eu pudesse obter.

B + W (Filtros Schneider)

Schneider optou por me enviar algumas informações por e-mail. Eu preferiria ter falado com alguém para esclarecer quaisquer equívocos, infelizmente, parece que isso não era algo que eles queriam fazer.

Dito isto, o PDF enviado foi bastante eficaz para responder à maioria das minhas perguntas. Ele descreveu exatamente para o que seus filtros UV foram projetados. A maioria das informações contidas no PDF foi dedicada à transmissão e aos benefícios ópticos. O PDF apresenta um ponto extremamente breve e passivo sobre a proteção, mas mesmo assim não há reivindicações sobre proteção contra impactos ou danos causados ​​por quedas.

“Mas, acima de tudo, sua superfície única e repelente à água facilita a limpeza dos filtros. Dessa maneira, os filtros também podem desempenhar uma função de proteção para a lente frontal. ”

Minha conclusão após pesquisa com os fabricantes

Com base na pesquisa que fiz e nas discussões que tive com os fabricantes, não há absolutamente nenhuma evidência que sugira que os filtros UV possam proteger as lentes contra danos causados ​​pelo impacto. Se alguma coisa, as evidências estão bastante empilhadas contra essa alegação. Com base nisso, como essa crença continua na indústria?

Na maior parte, sua evidência anedótica fornecida pelos fotógrafos. Suponho que muitos de nós tenham visto imagens de um filtro quebrado preso a uma lente; acompanhado por uma história sobre como o filtro o protegeu. Esse tipo de “evidência” não vale nada e não deve ser usado para quantificar essa afirmação. Existem tantas variáveis ​​que não são consideradas e chegar a uma conclusão tão grande é impetuoso e bastante tolo.

Quando os próprios fabricantes não afirmam que os filtros UV protegem contra danos causados ​​pelo impacto, acho seguro dizer que essa ideia não tem sentido. Eu posso assumir que os fabricantes sabem mais sobre seus produtos do que a maioria dos fotógrafos. De fato, vários fabricantes confirmam que a proteção não é para o que foram projetados.

Apesar disso, acho que as pessoas que acreditam que os filtros UV oferecem qualquer tipo de proteção contra impactos, não mudarão de idéia tão cedo. Duvido que qualquer tipo de declaração dos fabricantes ou mesmo evidências mudem essa prática. No entanto, senti que era importante obter alguma clareza dos fabricantes e trabalhar para dissipar esse mito.