Jornal dos EUA troca fotógrafos por iphones

1572767a79c28d2e41c37aa48f6a1fd3_int470

Sinal dos tempos: todo o departamento de fotografia do jornal Chicago Sun-Times, de Chicago (EUA), foi demitido. No lugar dele, a direção do periódico comprou iphones, que foram entregues aos repórteres, agora encarregados de fazer com os aparelhos as fotos e vídeos das reportagens.

A decisão pôs no olho da rua 28 profissionais, que na última terça-feira (30) protestaram contra a decisão. O grupo foi até a frente da gráfica do jornal segurando fotografias feitas em coberturas para o Sun-Times. Inclusive, John H. White, ganhador do Pulitzer.

Alex Garcia, fotógrafo do concorrente Chicago Tribune, classificou a decisão como “idiotice”. Entre as justificativas que listou, ele destacou que “um iphone é apenas um iphone”, não tem os recursos necessários para lidar com as inúmeras condições a que o noticiário está sujeito: “Quantas situações são 18% cinza, afinal?”, questionou, para em seguida concluir de maneira contundente: “As demissões foram repugnantes, para os jornalistas, cujos talentos e carreiras foram enterrados, e para o povo de Chicago, que sofrerá os efeitos da má gestão [do Sun-Times] disfarçada de ‘mudança dos tempos’”.

Artigos relacionados