Dicas de Fotografia Retrato Técnica

Guia para você sair melhor nas fotos

congresso de fotografia

Cada ser humano tem seus trejeitos, características e personalidade. Na hora de posar para a foto, nossas manias vêm à tona: tem quem sempre incline a cabeça, coloque a mão na cintura, posicione as pernas sempre da mesma forma, sorria mostrando os dentes ou dê aquela risadinha tímida de boca fechada, apertando os olhos. Nem sempre a forma como nos comportamos na frente da câmera valoriza a nossa aparência. Por esse motivo, muitos detestam como saem nas fotos.

O intuito desta matéria não é buscar a perfeição ou fazer apologia à obsessão pela imagem corporal e padrões de beleza impostos socialmente. Trata-se somente de um guia que sugere pequenas alterações para você se sair melhor nas fotografias. Pode parecer óbvio, mas prestar atenção nos detalhes realmente faz diferença.

shutterstock_128560976

1. Relaxe

Por mais que por dentro você esteja tendo uma síncope de nervosismo, lembre-se de que você não é a única pessoa que detesta o resultado de basicamente todas as fotos que tira, seja em grupo ou sozinha. Forçar um sorriso ou uma pose que não combine com a sua personalidade não o irá ajudar a sair melhor nas fotos. Respire fundo, feche os olhos por uns segundos e tente agir naturalmente.

2. Aprenda a sorrir

Evite forçar o sorriso ao tirar uma foto. Seu rosto vai acabar parecendo rígido e o sorriso, obviamente forçado. Existem exercícios de relaxamento facial que podem ajudar a aliviar a tensão: soltar a mandíbula aumenta o fluxo sanguíneo para o rosto e ajuda a relaxar os músculos ao redor dos olhos; abra e feche a boca o máximo que conseguir, depois massageie toda a área do rosto com as pontas dos dedos em movimentos circulares, batidinhas e vibrações.

3. Como parecer mais alto

Se você é baixinho, evite ser fotografado ao lado de alguém mais alto ou de alguma referência, como um carro, por exemplo. Se possível, sente-se ou opte por retratos que “cortem” o corpo pela cintura. Se quiser aparecer de corpo inteiro, coloque a câmera em um ângulo mais baixo, ou seja, a foto deve ser feita de baixo da linha da cintura. Outros truques estão na roupa: quanto mais curta a saia ou o short, mais longas suas pernas vão parecer. Para parecer maior, chegue o mais perto possível da câmera.

4. Para ter o rosto mais fino e ‘desenhado’

Mesmo para quem não fale inglês, no vídeo abaixo o fotógrafo Peter Hurley dá boas referências, como esticar o pescoço para frente e abaixar um pouco o queixo. Assim, a linha do rosto irá se destacar.

5. Como caber na foto se você é alto

As dicas são bastante parecidas com aquelas para quem quer parecer mais alto: sente-se, se possível, e tire fotos fechadas até a cintura. Em fotos em grupo, fique na parte de trás.

6. Como parecer mais magro

Para evitar que seus braços fiquem com dimensões gigantescas em uma foto, procure afastá-los um pouco do corpo. Caso tenha que abraçar alguém, apenas apoie os braços na pessoa sem fazer com que eles sejam pressionados e pareçam bem mais largos.

Se você está posando para uma foto de corpo inteiro, tente a clássica pose diagonal: gire levemente o corpo deixando um ombro mais próximo da câmera e um pé à frente do outro. Isso vai fazer você parecer mais magra do que se estivesse totalmente de frente. Tente manter a postura reta, com os ombros para trás e contraia um pouco o abdômen.

7. Pratique: Experimente diferentes caras, ângulos, poses, sorrisos e expressões faciais na frente do espelho ou da própria câmera para descobrir o que funciona melhor para você. Praticar fará com que você descubra o que funciona ou não para o seu biotipo.

Fonte: Revista Galileu.

banner-estudio-evolution12

Sobre o autor

Suelen Figueiredo

Jornalista do iPhotoChannel. Contato: jornalismo@iphotoeditora.com.br

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!