Composição Dicas de Fotografia

Testando o estilo fotográfico de Bruce Gilden pelas ruas

Foto: Keenan Hastings
Livro de fotografia

A fotografia de rua é realmente encantadora e nada fácil quando colocada em prática. Os fotógrafos amadores podem comprovar com suas experiências. Para uma boa fotografia de rua nada melhor do que analisar as imagens produzidas por grandes nomes e até mesmo usar o estilo fotográfico como exercício.

Bruce Gilden é considerado hoje um dos maiores fotógrafos da nossa geração, seu estilo próprio é algo que muitos fotógrafos não teriam coragem: captar retratos na rua usando flash. Imagine que você está andando na rua e alguém tira uma foto sua com um flash disparado no seu rosto. O fotógrafo Keenan Hastings resolveu testar a técnica de Gilden e além de algumas fotos boas e engraçadas nos trouxe observações quanto a fotografia.

A começar pelo equipamento Hastings procurou um flash parecido com o de Gilden. “Peguei o flash mais barato que encontrei que lembrava o de Bruce Gilden – você sabe, aquele com o fio. O que eu encontrei foi um flash de anel de Neweer. Eu imaginei que seria capaz de me conectar à minha câmera, mas ainda conseguisse aquele tipo de flash” escreveu o fotógrafo em um artigo na PetaPixel. A questão do flash estava solucionado mas pela qualidade do equipamento a demora para carregar atrapalhava um pouco a desenvoltura de Hastings.

Câmera e flash de Hastings utilizados no exercício Foto: Keenan Hastings

O exercício de fotografar como Gilden era realmente algo difícil e demandava uma boa dose de coragem. “Várias pessoas entraram na conversa e me disseram o quanto elas admiravam minha capacidade de simplesmente chegar lá e tentar algo novo. Algumas pessoas até me atingiram com um feedback duro, mas muito necessário” explica Hastings.

Foto: Keenan Hastings

A questão é que fotografar retratos desta maneira pode ser desconfortável até mesmo para o próprio fotógrafo. Hastings explica como lidou com a situação ao decorrer do teste. “A sessão começou bem difícil, eu tentei conseguir alguns momentos sinceros de pessoas, mas aos 28 milímetros era simplesmente impossível. Eventualmente, eu acabei de ceder e parei algumas pessoas, pedi permissão e tentei o meu melhor para trabalhar a cena. Comecei a pensar em algumas das fotografias de Bruce Gilden e pensei… Eu tinha que fazer isso também” conta ele.

Foto: Keenan Hastings

O fotógrafo explica que depois das abordagens a qualidade das imagens melhoraram o que lhe trouxe mais um ensinamento: o modo como cada um trabalha a sua fotografia. “Aprendi que não sou o próximo Bruce Gilden, não tenho paciência, olho ou desejo de carregar um grande clarão.” conta o fotógrafo.

Foto: Keenan Hastings

Que tal você adotar ao exercício de fotografar como Gilden ou algum outro fotógrafo de sua preferência? Esse é um bom exercício para treinar fotografia.

Foto: Keenan Hastings
Foto: Keenan Hastings
Foto: Keenan Hastings

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário