Dicas de Fotografia

Fotógrafo da agência Magnum dá dicas em vídeo para a Apple

Livros de fotografia

Há quem critique a fotografia com o celular, mas temos de concordar que coisas boas podem sair disso. Recentemente o fotógrafo Christopher Anderson da agência Magnum realizou um vídeo em parceria com a Apple sobre fotografia de retratos com o celular, vamos nos ater as ideias e ensinamentos do fotógrafo antes de entrar na discussão sobre o meio pela qual a fotografia está sendo realizada.

1) Observe a vida

Anderson deixa bem claro que o seu foco na fotografia sempre foi o documental, mas que a sua vivência pode ser utilizada em outros meios como a fotografia de rua. Isso significa que entender a fotografia num todo e ter seu foco em algo que faz seu coração bater mais forte fará com que as suas criações possam ser utilizadas em todas as áreas. Os anos de experiência influenciam sim mas que foram adquiridos com muito esforço e estudo.

2) A criatividade

Ser criativo é um desafio, nós sabemos, e muitas vezes ideias que pareciam ótimas acabam se perdendo, ou ideias que pareciam dar errado são as melhores. Mas estudar fotografia e criatividade é o tempo inteiro. É buscar na vida cotidiana elementos que nos façam ampliar nossa visão, é filosofar sobre a vida por meio de imagens que captamos mentalmente enquanto estamos caminhando na rua e estar aberto a vivenciar e observar o mundo ao redor.

No vídeo Anderson analisa fundos e luzes que podem ser incorporados em sua fotografia e trazem um ótimo resultado. Ele ainda utiliza alguns objetos como meio de criação na sua imagem. O que nos leva a terceira dica.

3) Composição

A composição na fotografia é elemento importante. Fato que todos nós já sabemos mas nem sempre está presente nas imagens. Alguns fotógrafos iniciantes se apegam muito a outras questões da fotografia e deixam de lado a composição, que está intimamente atrelada a criatividade.

“O que estou procurando quando estou fotografando um assunto, sim, há a cor, a luz, a sombra e o ângulo”, diz Anderson, “mas quero sentir algo quando vejo uma imagem. Eu quero reagir a isso. Eu quero me conectar com isso ” diz Anderson.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!